cb500f-3-motociclismoonline
Testes

Honda CB 500F é uma opção simples e perfeita

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/08/2021
  • Atualizado: 12/08/2021 às 10:08
  • Por: Alexandre Nogueira

Desde que a nova família CB 500 da Honda foi introduzida em 2013, a marca da asa preencheu a lacuna entre as máquinas de baixa cilindrada para as de média cilindrada.

A família CB caiu no gosto dos motociclistas e serve como degrau para quem quer sair das pequenas e não tem cacife para encarar uma moto de alta capacidade.

Veja também:
Honda Bros 2022 chega em setembro e parte de R$ 14.600
Harley-Davidson Street Glide Special Arctic Blast Limited Edition
Como anda a Triumph Trident 660 que deve chegar ao Brasil em 2022

Um pouco da família Honda CB 500

Em 2020 a superamigável família Honda CB 500 ganhou novidades que as deixaram ainda melhores.

Para quem não sabe, até porque são difíceis de ver pelas ruas, a CBR 500R saiu de linha exatamente porque não tinha números expressivos de vendas, permanecendo em produção apenas CB 500F e CB 500X.

O motor é o bicilíndrico em linha de 471 cm³ que, em nosso dinamômetro, rendeu 43,6 cv de potência máxima e 4 kgf.m de torque na roda.

Bons números para andar com folga na cidade, e com bom desempenho e nível de conforto em qualquer estrada. A curva de torque em baixa rotação ficou mais linear, o que melhorou as respostas do motor em baixas rotações.

O ganho veio com novo comando de válvulas e um novo sistema de escapamento que criaram 4% mais potência e torque na faixa entre 3 mil e 7 mil rpm.

Mesmo assim, nas ultrapassagens na estrada, se o motor estiver em baixa rotação, será preciso uma redução de marcha e torção total do acelerador para acordá-lo.

Desempenho da Honda CB 500F

Na cidade, sobra moto com o excelente desempenho e entrega do motor, mas o escalonamento do câmbio de seis marchas é longo e ela não gosta de rodar em marchas altas em baixa velocidade, ou seja, é preciso encontrar a marcha certa para deixar o motor esperto o suficiente para mantê-la comportada e dentro da lei, na casa dos 50 ou 60 km/h, limite na maioria das vias urbanas na capital paulista.

Na estrada, rodando a 120 km/h, o painel digital em LCD do tipo blackout, rico em informações (como consumo instantâneo, consumo médio, indicador de marcha, hora, nível de combustível) marcava 5.500 rpm no conta-giros e 25 km/l no consumo instantâneo.

Impressões

Durante o meu percurso mesclando cidade e estrada, as medições de consumo ficaram na casa de 24 km/l, o que, multiplicado aos 17 litros do tanque, confere uma autonomia de mais de 400 km.

A posição de pilotagem é bem confortável. As pedaleiras e guidão estão em posição neutra, levemente inclinada à frente.

As rodas de liga leve de 17 polegadas vestem pneus de perfil esportivo, garantindo bom desempenho no asfalto.

Essa característica faz dela uma boa pedida para curtir estradas sinuosas como a Rio-Santos e, por que não, até um track day em pista fechada.

Quanto mais curvas, mais é gostoso aproveitar o bom fôlego do motor, que precisa de giro para entusiasmar mais e ter boas retomadas.

O bom acerto das suspensões, que tem ajuste de pré-carga da mola, permite confiar e abusar, sempre com a moto bem assentada no chão.

A moto empolga, e, se não estivermos atentos, além do grande sorriso dentro do capacete também estaremos acima do limite de velocidade.

Na hora de parar, os freios com ABS trabalham bem casados com os pneus, proporcionando frenagens fortes com total estabilidade e em curtas distâncias.

A Honda CB 500F tem 176 kg à seco, quase 200 kg totalmente abastecida, o que ajuda aos iniciantes que sobem de categoria, pois não é necessário muito esforço nem exige técnicas de pilotagem muito avançadas para dominá-la e andar bem com esta moto.

Nas longas retas do meu percurso noturno, o belíssimo farol de LED mostrou também muita funcionalidade. A iluminação é ótima e o farol alto funciona legal com o facho bem focado à frente.

Preço da Honda CB 500F

A CB 500F é vendida em versão única e tem preço sugerido de R$ 32.080 mais frete, que varia conforme a região do país.

Produzida em Manaus, a CB 500F tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Os proprietários contam ainda com o serviço Honda Assistance 24h no período de vigência da garantia em todo o país e no Mercosul.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

A CB 500F é uma média bem acertada, empolga nas estradas com um desempenho bem honesto e segurança para atacar e se divertir nas curvas. Ela também oferece conforto na medida certa para piloto e garupa.

Ela passa mais despercebida do que Yamaha MT-03, Kawasaki Z400 e KTM 390 Duke, que brigam na mesma faixa de preço e possuem excelente desempenho.

Afinal, o alvo dela é o cara que quer desempenho e agilidade, mas quer discrição e conforto também.

Portanto, a CB 500F está em uma categoria acima, roda melhor na estrada e cansa menos, apesar de ser mais pesada.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado