Yamaha YZ535
Notícias

Yamaha YZ535, uma supermoto em homenagem ao “Monsieur Dakar”

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/05/2022
  • Por: Redação

E a Yamaha segue com ações diferenciadas! Stéphane Peterhansel é o piloto de maior sucesso na história do Rally Dakar, tendo vencido a corrida mais exigente do mundo por 13 vezes, sendo 6 nas motos e 7 nos carros. Nascido em 1965, “Monsieur Dakar” se destacou no skate, tornando-se o campeão francês de Downhill antes de mudar seu foco para as motocicletas. Aos 18 anos, ele ganhou o campeonato francês de Enduro, bem como várias outras vitórias de supercross, enduro e off-road.

Em 1988, ele foi coroado Campeão Mundial de Enduro e também correu em seu primeiro Rally Paris/Dakar, pilotando uma Yamaha YZE750 Ténéré. O esportista venceria o evento a bordo de uma motocicleta da marca dos três diapasões em 1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998, antes de mudar para as quatro rodas.

“O francês sabe o que precisa fazer em cada etapa e em cada obstáculo com uma precisão intrigante. Ao longo dos anos, sua extraordinária disciplina sempre o colocou cabeça e ombros acima de seus concorrentes e, na maioria das vezes, no pódio”, afirmou a equipe Red Bull em nota.

Yamaha YZ535: DNA off-road

Como muitos pilotos profissionais, Peterhansel treinou e competiu em várias modalidades: enduro, supercross, motocross, supermoto e muito mais. Tanto que, em 1989, a equipe Sonauto Yamaha construiu para ele a supermotard “YZ535” que você vê aqui, construída na oficina de corrida da equipe. Este não era um conceito, mas um “protótipo real” projetado para Peterhansel competir em várias competições de supermoto.

A base foi uma Yamaha YZ490 refrigerada a ar, que a equipe equipou com um kit big bore refrigerado a líquido JPX fabricado na França. Não só converteu a moto para refrigeração a água, como aumentou a cilindrada para 535 cm³. A motocicleta supostamente baixou para 56 cv de potência. A YZ535 também recebeu rodas duplas de 17 polegadas, freio a disco traseiro, freio dianteiro maior, suspensão retrabalhada na frente e um amortecedor traseiro Öhlins.

Peterhansel venceria a competição França x Estados Unidos de 1989 no Autódromo de Montlhéry, nos arredores de Paris, nesta supermoto de dois tempos de classe aberta. A YZ535 permaneceria na coleção da Yamaha Motor France até 2018, quando foi vendida para um sortudo comprador.

  • Yamaha YZ535

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado