Yamaha-TMAX-20th-Anniversary-7
Notícias

Yamaha lança série comemorativa de 20 anos do TMAX

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/03/2021
  • Por: Willian Teixeira

Lançado pela Yamaha em 2001, o TMAX deu origem ao segmento dos maxiscooters, trazendo aos motociclistas um veículo que oferece a combinação do desempenho das motocicletas com a conveniência proporcionada pelos scooters, tornando os deslocamentos de média e longa distância mais fáceis, rápidos e divertidos.

E para comemorar os 20 anos de seu maxiscooter, a marca de Iwata anunciou a chegada da edição especial 20th Anniversary, versão que terá produção limitada em 560 unidades, todas numeradas, e que serão vendidas exclusivamente pela internet a partir de 31 de março.

Yamaha TMAX ganha edição especial 20th Anniversary

Veja também:
Saiba quais são as 20 motos mais emplacadas em fevereiro
Marcas se unem por padrão para baterias de motos elétricas
Yamaha é a grande vencedora do Moto de Ouro

A versão comemorativa do Yamaha TMAX oferece itens diferenciados como carenagens em carbono forjado, pintura diferenciada, assento especial aquecido feito e manoplas aquecidas, além de placa numerada para comprovar sua autenticidade. Completam o pacote para-brisas elétrico, controle de cruzeiro, piscas dianteiros integrados em LED, controle de tração, chave keyless e painel de instrumentos TFT monocromático.

O TMAX tem uma construção diferente da tradicional receita onde o motor já se faz de suspensão traseira. O maxiscooter da marca de Iwata tem um chassi de viga dupla de alumínio com o motor ancorado como nas motocicletas e a transmissão final é por correia dentada. Ele utiliza um motor de 560 cm³ com dois cilindros paralelos com novos pistões forjados, além de bielas reprojetadas para proporcionar um desempenho superior e com um caráter mais esportivo, vindo do aumento de torque em 6%.

Os 20 anos do Yamaha TMAX

Ao longo de sua história, o TMAX tem evoluído para atender às necessidades e desejos de seus clientes. A primeira geração era movida por um motor de dois cilindros de 500 cm³ capaz de atingir 160 km/h de velocidade máxima. Com seu motor compacto montado na estrutura de aço tubular, ele proporcionou alta estabilidade para quem precisa se deslocar diariamente com agilidade.

Yamaha TMAX ganha edição especial 20th Anniversary

Entre 2004 e 2007, a 2ª geração do TMAX elevou o desempenho com a introdução de um motor com injeção de combustível mais potente, enquanto a pilotagem foi aprimorada com a adoção de novos garfos e freios com discos duplos na dianteira e ABS como opcional. Ele também ganhou freio de estacionamento e roda traseira de 15 polegadas.

Yamaha TMAX ganha edição especial 20th Anniversary

Já a 3ª geração do TMAX, lançada em 2008, trouxe chassis renovados e sua condução foi aprimorada com a introdução de um quadro de alumínio leve. O diâmetro do garfo dianteiro foi aumentado em 2mm para 43 mm, e a roda dianteira passou a ser de 15 polegadas.

Yamaha TMAX ganha edição especial 20th Anniversary

O ano de 2012 viu a chegada da 4ª geração do TMAX, trazendo uma nova renovação para os  chassis e um motor mais potente, com 530 cm³ e transmissão por correia. O maxiscooter da Yamaha também recebeu um novo braço oscilante em alumínio com massa suspensa para que a suspensão traseira pudesse oferecer respostas mais suaves e rápidas.

Yamaha TMAX ganha edição especial 20th Anniversary

Em 2015, o scooter da Yamaha chegou em sua 5ª geração, tendo como principais novidades a adoção de garfos dianteiros invertidos e pinças de freios radiais, itens que a colocaram como o modelo mais avançado em seu segmento.

Yamaha TMAX ganha edição especial 20th Anniversary

Já em 2017, a 6ª geração do TMAX veio com um novo visual dinâmico e apresentava uma gama de sofisticados auxiliares eletrônicos de pilotagem que ofereciam ainda maior controle em diferentes condições de pilotagem. Entre suas especificações estão acelerador eletrônico e controle de tração. Ele também ganhou duas novas versões, DX e SX, sendo que a primeira  ganhava o modo de entrega de potência selecionável D-MODE, enquanto o segundo era dotado de controle de cruzeiro, assento e manoplas aquecíveis e para-brisa com ajuste eletrônico.

Yamaha TMAX ganha edição especial 20th Anniversary

Chegamos em 2020, ano que o TMAX ganhou o motor mais poderoso já usado pela Yamaha em seu maxiscooter, o mesmo que é usado nesta versão especial. Junto dele, a nova carroceria levou o modelo a um novo patamar para seu segmento.

No Brasil, o Yamaha TMAX foi oferecido entre 2014 e 2017, mas sua importação foi descontinuada por conta do alto preço e do baixo índice de vendas, deixando saudades nos fãs do modelo. No mercado de usados é possível achar algumas unidades seminovas do TMAX 530 com preços a partir de R$ 35.000. Faria bem a Yamaha em voltar a oferecer o modelo por aqui? Deixe sua opinião nos comentários!

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado