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Novas Yamaha YZF-R1 e YZF-R1M 2020 estão mais rápidas

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/03/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

As novas versões 2020 da poderosa Yamaha YZF-R1 chegam aprimoradas e mais refinadas para encarar a forte concorrência do segmento das poderosas superbikes, que tem como referência a excelente Kawasaki Ninja ZX-10RR, atual campeã do World SBK, a nova Ducati Panigale V4 e a novíssima Honda CBR 1000RR-R Fireblade.

Novas Yamaha YZF-R1 e YZF-R1M
Yamaha YZF-R1M 2020: eletrônica mais sofisticada (Divulgação)

Desde seu lançamento em 1997, a YZF-R1 sofreu poucas alterações, sendo a mais significativa em 2009, quando ela chega equipada com o novo motor de quatro cilindros em linha com tecnologia Crossplane, um virabrequim com tecnologia vinda diretamente das YZR-M1 utilizadas pela equipe oficial de fábrica do MotoGP, que diga-se de passagem, foram imbatíveis por anos seguidos e campeãs nas mãos de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.

Em 2015 surge uma geração totalmente renovada da YZF-R1, um grande salto em relação ao modelo anterior, utilizando a mais moderna tecnologia eletrônica disponível diretamente das competições.

Novas Yamaha YZF-R1 e YZF-R1M 2020 estão mais rápidas
Yamaha YZF-R1 2020: para pilotos experientes e exigentes (Divulgação)

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A nova YZF-R1 2020 chega mais refinada e compatível com as mais severas normas do EURO 5, repensada para melhorar o desempenho em todas as solicitações. As atualizações chegam na mecânica, na eletrônica, nas suspensões e no design com uma carenagem sutilmente redesenhada, que reflete no desempenho escorregando melhor contra o vento com uma melhora do fluxo aerodinâmico de 5% conforme os engenheiros japoneses.

Novas Yamaha YZF-R1 e YZF-R1M 2020 estão mais rápidas
Yamaha YZF-R1M 2020: versão especial numerada (Divulgação)

O motor de 998 cm³ com quatro cilindros em linha foi aperfeiçoado para melhorar o desempenho, mas apesar de entregar a mesma cavalaria, é possível colher dados numéricos efetivamente melhores com o aumento do torque na faixa de alta rotação, respeitando as novas normas EURO 5.

Novo cabeçote com novos balanceiros e novo perfil dos cames dos comandos de válvulas, novo layout das válvulas de admissão e novos bicos injetores Bosch de 10 orifícios instalados num novo corpo de aceleração de 45 mm com um novo sistema de acelerador eletrônico Ride-by-Wire proporcionam uma maior eficiência de combustão e aproveitamento para as altas rotações melhorando a sensação de controle e gerenciamento das acelerações, facilitando a controlabilidade da máquina.

Yamaha YZF-R1 2020: 2 segundos mais rápida na pista de testes da casa de Akashi (Divulgação)

A YZF-R1M sempre foi equipada com suspensões eletrônicas, mas agora ela foi incrementada com as novas Öhlins NPX pressurizada. A Yamaha YZF-R1 vem com nova suspensão dianteira de 43 mm da japonesa Kayaba. Nos dois modelos a suspensão dianteira passou por novas configurações, bem como o monoamortecedor traseiro, reajustado para compensar as novas suspensões dianteiras. As novas R1 e R1M vem equipadas com pneus Bridgestone Battlax Racing Street RS11 com compostos de borracha atualizados.

Novas Yamaha YZF-R1 e YZF-R1M 2020 estão mais rápidas
Yamaha YZF-R1 2020: suspensões multiajustáveis (Divulgação)

Na eletrônica embarcada, o pacote traz uma nova central inercial de seis eixos, proporcionando sete ajustes capazes de refinar ainda mais o acerto das suspensões para cada piloto. O sistema de freios vem com novo composto das pastilhas e o ABS traz duas configurações, a BC1 para retas e o BC2 para curvas que permite frenagens radicais acima da média e com muita segurança. As alterações no sistema ABS e no freio motor podem ser feitas através de dispositivos móveis.

Yamaha YZF-R1 2020: eletrônica totalmente configurável (Divulgação)

Novo acelerador eletrônico Ride-by-Wire sem cabos, novos faróis duplos em LED, novos painéis laterais que melhoram a ergonomia e nova rabeta em fibra de carbono aparente reforçam o DNA das competições.

Yamaha YZF-R1M 2020: fibra de carbono para menor peso (Divulgação)

Conforme Kouji Tsuya, líder do projeto da Yamaha, a YZF-R1 2020 tem especificações mais altas e rodou 2 segundos mais rápido que a versão anterior em nossa pista de testes e isso se deve principalmente pelos novos sistemas eletrônicos mais sofisticados. Para quem quer um desempenho ainda maior é só acessar o catálogo de acessórios especiais GYTR. A YZF-R1 2020 aposentou o sistema de freios combinado, pois comparando as distâncias de frenagem com e sem o UBS, constatamos que sem o UBS as frenagens foram melhores.

Infelizmente o preço aumentou nas duas versões. A Yamaha YZF-R1 chega nas concessionárias custando US$ 17.399 com aumento de US$ 700 em relação a versão anterior. A YZF-R1M só pode ser adquirida com reserva pelo site da montadora e custa US$ 26.099 com acréscimo de US$ 3.100 em relação ao modelo anterior. Só nos resta ter paciência para vê-la de volta em nossas terras.