Yamaha TY-E 2.0 vai competir no off-road ainda este ano
Notícias

Yamaha elétrica vai estrear no Mundial de Trial FIM

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/03/2022
  • Por: Redação

A Yamaha Motor anunciou que está desenvolvendo uma moto de trial elétrica, a TY-E 2.0, a qual se aproxima da neutralidade de carbono no campo do motociclismo. O fabricante de Iwata vai participar em algumas rodadas do Campeonato do Mundo de Trial FIM, a partir de junho deste ano.

Em 2021, a empresa japonesa reviu o Plano Ambiental da Yamaha Motor Group 2050 originalmente formulado em 2018, e estabeleceu um novo objetivo com a finalidade de atingir as questões sustentáveis em todas as suas atividades comerciais, incluindo essa nova visão aos seus produtos até 2050.

Yamaha TY-E 2.0: foco na sustentabilidade

O projeto para desenvolver a TY-E 2.0 está atualmente em curso, como uma abordagem única da Yamaha para alcançar a neutralidade de carbono. Sob o conceito FUN x EV, a máquina será construída para proporcionar mais diversão do que os motores de combustão interna, tirando partido de características únicas dos veículos eléctricos, tais como a potência e aceleração poderosa.

A construção da TY-E 2.0 progrediu com base no primeiro modelo TY-E anunciado em 2018. Dessa forma, ela apresenta uma nova estrutura monobloco, feita de laminados compostos que abriga uma unidade de energia elétrica com desempenho melhorado, através de uma nova combinação de peças mecânicas e controle eletrônico. A moto também monta uma bateria mais leve, recentemente desenvolvida com aproximadamente 2,5 vezes a capacidade do modelo anterior.

Entre os detalhes técnicos podemos citar a relação Comprimento × Largura × Altura (mm): 2.003 × 830 × 1.130. A distância entre eixos é de 1.310 mm, e a altura mínima do solo mede 340 mm. O motor elétrico é um síncrono CA, com bateria de íon de lítio. Sua embreagem é hidráulica, com multidisco banhado a óleo. O quadro é um monocoque CFRP, e o peso da motocicleta a seco chega a 70 kg.

Conforme citamos acima, a nova TY-E 2.0 está sendo preparada para participar no Campeonato do Mundo de Trial da FIM a partir do meio de 2022, com o piloto de testes Kenichi Kuroyama, na equipe Yamaha Factory Racing Team. A moto também será exibida no stand da Yamaha Motor no 49º Salão de Motociclismo de Tóquio.

  • Yamaha TY-E 2.0 vai competir no off-road ainda este ano

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado