capa
Notícias

Vídeo: assista montagem à mão da Ducati Superleggera

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/06/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

A Ducati anunciou que a primeira Superleggera V4 saiu da fábrica de Borgo Panigale, confirmando oficialmente o início da produção do prestigiado modelo mais tecnológico já produzido pela marca italiana.

A Ducati Superleggera V4 número 1 de 500, está pronta para impressionar nas ruas e nas pistas, e junto com o comunicado de imprensa comemorativo, a Ducati também lança um vídeo que mostra o processo de montagem deste primeiro bólido premium de corrida para as ruas, construída artesanalmente à mão, é claro, pela mais famosa marca de motocicletas italiana.

Veja também:
Ducati revela nova Hypermotard 950 RVE
Yamaha trabalha em novo modelo com motor turbo
Kawasaki Ninja ZX-10R KRT: das pistas para sua garagem

Como apenas 500 Superleggeras V4 serão produzidas, a Casa de Borgo Panigale tem toda a liberdade necessária para adotar um trabalho de extrema precisão,  dedicação e amor da equipe para garantir que cada unidade seja tão espetacular quanto anunciada pela fábrica italiana.

O preço é de 100.000 dólares, mas a Ducati garante que os exclusivos compradores recebem todo o valor do seu dinheiro investido, por isso a Superleggera V4 vem recheada de fibra de carbono (carenagem, rodas, chassi, balança), e vem com um kit de corrida que apresenta o mais poderoso motor da empresa, adequado para render 234 cavalos de potência a 15.250 rpm e 11,8 kgf.m de torque máximo em 11.750 rpm. Uma paulada.

Ducati Superleggera

O pacote eletrônico vem recheado com a máxima tecnologia, disponibilizando modos de pilotagem, modos de potência, Cornering ABS EVO, controle de tração Ducati DTC EVO 2, controle de empinadas DWC EVO, controle de derrapagem DSC, controle de freio motor EBC EVO e medidor de pressão dos pneus, tudo visualizado em um belo painel TFT multicolorido com diversas visualizações personalizadas. Os proprietários da exclusividade terão também um tratamento especial, a começar com a Ducati convidando o proprietário da unidade número 1 a pegar sua moto na fábrica em Borgo Panigale e ainda receber as chaves das mãos de Claudio Domenicali, CEO da Ducati.

  • Ducati Superleggera
  • Ducati Superleggera
  • Ducati Superleggera
  • Ducati Superleggera
  • Ducati Superleggera
  • Ducati Superleggera

Todas as outras unidades da Superleggera serão entregues em casa, em uma caixa de madeira. Os proprietários da Superleggera V4 poderão comprar um conjunto de macacão de couro e capacete de carbono da Ducati, e 30 dos 500 proprietários também poderão comprar o pacote MotoGP Experience para pilotar a moto da Ducati Corse da categoria rainha na pista. O programa prevê um dia com os melhores instrutores da Ducati, o aquecimento em pista para conhecer os segredos da Superleggera V4 e um final com 4 voltas na deslumbrante Ducati GP. 

Ducati Superleggera

No Brasil ela já está disponível, por R$ 700.000, com um sinal de R$ 100.000. Mediante esses fatos meu caro, lhe garanto que dinheiro traz felicidade sim, pelo menos nos momentos que você estiver pilotando esta fantástica motocicleta italiana de apenas 159 kg, com 234 cv de potência, construída como um diamante lapidado por um ourives.

Ducati Superleggera

Leia o relato de Alessandro Valia, piloto de testes oficial da Ducati, sobre o desempenho da Superleggera V4:

“A primeira abordagem foi surpreendente. Antes de tudo pela frenagem, saindo do box de Mugello, cheguei na primeira curva e percebi que precisava pressionar muito menos. Então você sente claramente que a moto tende a percorrer as linhas sozinha. É uma característica raríssima que transmite uma grande tranquilidade e permite esquecer o instrumento técnico, concentrando-se totalmente no seu estilo de direção. O trabalho desenvolvido na moto teve resultados extraordinários. É incrivelmente fluida na mudança de direção.”

Ducati Superleggera

“A agilidade também é aprimorada pela estabilidade total. Graças ao trabalho realizado em aerodinâmica, a carga vertical dos anexos da asa cola a moto no piso, permitindo uma intervenção menos incisiva do controle de tração na entrega.”

Ducati Superleggera

“Esta moto tem uma aceleração impressionante. Mas a característica mais incrível é que você fica absolutamente à vontade, em pleno controle da moto. Graças ao pacote aerodinâmico, você consegue abrir completamente o acelerador, principalmente na saída da curva, sem medo de empinar a moto.”

“O impacto dos anexos das asas foi especialmente evidente quando testamos em Portimão, uma pista que submete você a variações contínuas de inclinação em velocidade total. Principalmente na saída da primeira reta, onde todas as motos tendem naturalmente a empinar. Ela não perde o controle, permanece totalmente aderente e estável. Uma estabilidade que permite manter a aceleração total quando é mais importante.”

“Quando você pilota uma GP ou SBK, o primeiro impacto é a surpresa de sentir o quanto é fácil pilotar. Com a nova Superleggera V4, tenho exatamente esta sensação. Construímos um meio ao mesmo tempo extremo e intuitivo. Para quem deseja experimentar a sensação de superar os limites em cada aceleração e frenagem.”

Ducati Superleggera

“O aspecto que mais encanta é a sensação de segurança que a moto transmite. Apesar da impressionante relação de peso/potência, permanece ágil e intuitiva. É verdadeiramente uma moto pensada para permitir que o piloto expresse seu máximo. Com esta moto, na fase de teste fiz uma volta em Mugello em 1:52:45. São apenas 2 segundos a menos do tempo de Pirro com a Panigale que venceu o CIV SBK. A Superleggera V4 está pronta para as ruas: foi possível saudar com a buzina alguns mecânicos da equipe GP presentes em Mugello no dia depois de registrar o tempo. Imagine a expressão no rosto deles.”

“Mais de quinze sessões de corrida dedicadas ao desenvolvimento desta moto foram realizadas. Diferentes mapas foram testados em cada sessão, para refinar a calibração da dinâmica e do motor para o ponto no qual foi praticamente impossível melhorar.”

Ducati Superleggera

“Dedicamos muita atenção à preparação da gestão do motor. Trabalhamos para encontrar a melhor relação entre o manípulo do acelerador e a resposta da distribuição de potência. Queríamos definir o caráter único desta moto. E conseguimos.”

“Pilotá-la é um sonho. Agilidade sem confronto. Potência cheia de caráter. Você sente apenas a pura emoção da velocidade.”

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado