TVS-Ronin-versoes
Notícias

TVS Ronin: a cruiser que esperávamos virou uma scrambler

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/07/2022
  • Por: Willian Teixeira

No início da semana nós noticiamos o possível lançamento de uma cruiser da TVS, fabricante indiana que é uma das mais renomadas de seu país e que tem como parceiras a BMW e a Dafra, além de ter a posse da tradicional marca britânica Norton. A marca asiática realmente lançou uma nova moto, mas ao contrário do que imaginávamos não trata-se de uma cruiser, e sim de um modelo do estilo scrambler.

Estamos falando da Ronin, uma moto de entrada movida por um propulsor monocilíndrico e que tem como um de seus principais diferenciais o seu visual, no estilo neo-retrô, bastante diferente do apresentado no conceito Zeppelin, exibido pela TVS na Auto Expo da China em 2018.

TVS Ronin: a cruiser que esperávamos virou uma scrambler

LEIA MAIS:
Senado aprova IPVA zero para motos de até 170 cm³
Não é só a Yamaha: TVS também tem scooters de heróis Marvel
Clássicas Triumph ganham novos nomes e opções de cores

A TVS Ronin está disponível em três versões – SS, DS e TD – sendo que as duas primeiras tem mudanças apenas visuais, e a última é a topo de linha, mais completa, e traz ABS de canal duplo e conectividade de série, enquanto as de entrada possuem o sistema de canal único.

A função de mover a scrambler da TVS fica a cargo de um motor monocilindrico com refrigeração mista, usina cuja capacidade é de 225,9 cm³ e que entrega 20 cv de potência a 7.750 rpm e 2 kgf.m de torque em 3.750 giros, números adequados para sua proposta urbana. Segundo a marca, a Ronin alcança 120 km/h de velocidade máxima e seu motor é ajustado para oferecer melhor torque em baixa e média rotação.

  • TVS Ronin: a cruiser que esperávamos virou uma scrambler
  • TVS Ronin: a cruiser que esperávamos virou uma scrambler
  • TVS Ronin: a cruiser que esperávamos virou uma scrambler

Apesar de ser um modelo de entrada, a nova TVS Ronin ostenta alguns recursos mais sofisticados, como iluminação full-LED, garfo dianteiro Showa Big Piston invertido com 41 mm de curso e monoamortecedor na traseira, embreagem assistida e deslizante, ABS de canal duplo e dois modos de utilização- Urban e Rain – que ajustam eletronicamente a potência e a tração.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Seu painel, que fica posicionado mais para a direita, dispõe de um display redondo totalmente digital com luzes espiãs ao redor. Ela ainda tem conectividade para smartphones por meio do aplicativo SmartXonnect da TVS. As rodas da TVS Ronin são de 17 polegadas, calçadas com pneus de uso misto nas medidas 110/70 e 130/70, respectivamente. Os freios são à disco tanto na dianteira quanto na traseira, e os manetes possuem regulagem de altura.

Será que a veremos em solo brasileiro algum dia? Tal decisão ficaria a cargo da Dafra, parceira da TVS no Brasil e responsável pela comercialização da Apache – modelo que foi recentemente atualizado e terá mais novidades em 2023. Vale lembrar que a marca brasileira vem trabalhando em uma expansão de seu line-up por aqui, mas até o momento há uma confirmação sobre a chegada da nova scrambler ao nosso país.

TVS Ronin: a cruiser que esperávamos virou uma scrambler

Porém, é interessante destacar que a Ronin é uma motocicleta que não teria concorrência por aqui, ou seja, seria uma opção bem atraente para quem busca uma moto de entrada e quer sair do lugar comum. Gostaram da novidade da TVS? Este escriba aqui achou que ela é muito bonita e tem bastante potencial para fazer sucesso no Brasil, se algum dia desembarcar por aqui. E vocês? Deixem suas opiniões nos comentários!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado