Speed-Triple-1200-RS-Hero-Riding-8
Notícias

Triumph Speed Triple 1200 RS chega mais leve e potente

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/01/2021
  • Por: Willian Teixeira

A nova Triumph Speed Triple 1200 RS foi oficialmente revelada pela marca inglesa nesta terça, 26 de janeiro, em um evento virtual com transmissão pelas redes sociais. Completamente renovada, ela chega oferecendo uma revolução em termos de potência, desempenho e tecnologia.

A Triumph Speed Triple 1200 RS continua com um motor de três cilindros em linha com maior capacidade cúbica. A usina passou dos 1.050 cm³ da geração anterior para 1.160 cm³, entregando potência máxima de 180 cv a 10.750 rpm e 12,7 kgf.m de torque em 9.000 giros. Esse motor, que está maior e mais potente, foi criado com base na experiência da Triumph no desenvolvimento de motores para a Moto2. Agora ele gira a 650 rpm a mais do que as 1.050 da versão anterior. Nesta nova versão a relação peso-potência foi melhorada em mais de 25%.

Triumph Speed Triple 1200 RS chega mais leve e potente

Veja também:
Ducati Monster alcança marca de 350.000 unidades vendidas
BMW, H-D e Triumph têm condições especiais em janeiro
Eis a Trident 660, nova naked média da Triumph

O sistema de transmissão também foi revisado. Agora a Speed Triple 1200 RS conta com uma nova embreagem assistida e deslizante com menos discos para reduzir peso e melhorar a tocada do motor. O câmbio, que é de seis velocidades, também foi aprimorado. A caixa dispõe de um novo sistema de acionamento que melhora a suavidade de operação, funcionando melhor com o assistente de mudança que permite engatar as marchas em ambos sentidos sem a necessidade de se acionar a embreagem. As relações também mudaram em comparação com as da Speed Triple 1050.

Triumph Speed Triple 1200 RS chega mais leve e potente

O chassi da nova Triumph Speed Triple 1200 RS está 10 kg mais leve e combina melhor ergonomia para o condutor, privilegiando a posição de pilotagem. O guidão está 13 mm mais largo, enquanto o assento fica posicionado a 830 mm do solo. Outro item que contribuiu para perda de peso é a bateria, que agora é de ions de lítio, 60% mais leve do que os modelos convencionais. Apenas essa mudança reduziu o peso da moto em 2,3 kg.

Triumph Speed Triple 1200 RS chega mais leve e potente

As suspensões, assinadas pela Öhlins, são totalmente ajustáveis. Na dianteira ela dispõe de garfos NIX 30 de 43 mm de diâmetro, enquanto atrás é usado sistema monoamortecedor TTX 36. Os freios são da italiana Brembo e contam com ABS Cornering. Na frente há dois discos de 320 mm com pinças Stylema radiais, enquanto na traseira há um disco único de 220 mm com pinça de pistão duplo. As rodas são de 17 polegadas e vem com pneus Metzeler Racetec 120/70 e 190/55 de série. Para uso em pista há a opção dos pneus Pirelli Diablo Supercorsa SC2.

Triumph Speed Triple 1200 RS chega mais leve e potente

O painel da Triumph Speed Triple 1200 RS dispõe de uma tela colorida em TFT de 5 polegadas com uma nova interface que permite vários ajustes. Por ela o piloto vai monitorar toda a eletrônica disponível na moto: cinco modos de pilotagem, controle de tração, anti-wheelie, entre outros recursos auxiliares. O sistema de conectividade My Triumph, que permite controlar o sistema de navegação, câmera GoPro e aplicativos do smartphone, entre outras funcionalidades, também está disponível como item de série. Ela também traz iluminação totalmente em LED, sistema keyless integral e controle de cruzeiro de série.

A nova Triumph Speed Triple 1200 RS chega às lojas do Reino Unido no final de fevereiro, com preços partindo de 15.100 libras, algo em torno de R$ 115 mil em conversão direta. Será que a veremos no Brasil? Só o tempo nos dirá.

Confira no vídeo abaixo a apresentação da Triumph Speed Triple 1200:

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado