STARK VARG
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Stark Varg, a moto de cross mais potente do mundo é elétrica!

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/12/2021
  • Por: Ismael Baubeta

A Stark Future apresentou a Stark Varg, a moto de cross elétrica mais potente do mundo. A Stark Future é uma empresa de origem sueca, mas que escolheu a cidade de Barcelona para  produzir suas motos elétricas de motocross.

Anton Wass, CEO e cofundador da Stark Future fala: “a motivação para criar a Stark Future veio da frustração com que víamos o fechamento de várias pistas de motocross na Europa por questões ambientais. O grande avanço da tecnologia das motos elétricas também nos impulsionou a criar a Stark Varg”.

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Um dos grandes trunfos da Stark Varg é a enorme agilidade e baixo peso. (Foto: Divulgação)

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“Conseguimos assim continuar ajudando a desenvolver o esporte, com a moto de cross mais potente do mundo e ainda contribuir com o meio ambiente, com zero barulho e emissões”, completa Anton.

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Sem tanque de combustível nem radiadores, a Varg tem ótima ergonomia pra pilotagem. (Foto: Divulgação)

Como é a Stark Varg

A tecnologia da moto elétrica desenvolvida pela Stark Future é própria e muitas inovações aplicadas na Stark Varg estão sendo patenteadas. Não foram poupados esforços nem dinheiro para finalizar o projeto.

O chassi da Stark Varg é o mais leve do mundo, segundo a fábrica, e utiliza o motor como parte estrutural, o subchassi é feito em fibra de carbono. Outros materiais nobres, como magnésio e alumínio aeronáutico também são utilizados para conter o peso total.

Com 110 quilos de peso, a Stark Varg tem relação peso-potência de 1,37 kg/cv. (Foto: Diculgação)

Motor elétrico da Stark Varg

O propulsor elétrico rende 80 cv, algo em torno de 30% a mais do que em qualquer outra motocicleta de 450 cmᵌ de motocross e o dobro de torque, nada mal, não?

O motor é alimentado pelo sistema de baterias Stark, um dos mais compactos e poderosos do mundo, com 6kWh e peso de 32 quilos.

Inovação

Outros componentes inovadores são a carcaça em magnésio com formato de colmeia, batizado de Flying V, onde cada célula elétrica se conecta gerando alta conectividade à estrutura, que tem refrigeração a ar.

Esta composição permite manter a temperatura da bateria regular e uniforme, além da redução do peso total, já que não é necessário utilizar o sistema de refrigeração líquida.

A autonomia da Stark Varg sendo usada com potência máxima é similar à de uma 450 cmᵌ com tanque cheio. Os 110 quilos de peso total lhe conferem uma relação peso-potência importante, 1,37 kg/cv.

A Stark Varg tem ampla capacidade de adaptação a qualquer usuário. No guidão é instalado um celular próprio, resistente a água e impactos, com o qual é possível customizar parâmetros como entrega de potência, freio motor e controle de tração, podendo deixá-la como uma 125 cmᵌ de dois tempos ou uma 450 de quatro tempos.

Ciclística

Os baixos peso e centro de gravidade, aliados à boa ergonomia e ao compacto conjunto, fazem a Stark Varg uma moto muito ágil e de fácil pilotagem, dizem os homens da Stark Future.

As suspensões são assinadas pela japonesa Kayaba, e tem bengalas invertidas na dianteira e monoamortecedor atrás,  com 310 mm de curso em ambos os eixos. Nelas é possível fazer sete regulagens de acordo com o tamanho e peso do piloto.

Autonomia

Uma doas grandes trunfos da Stark Varg é a grande autonomia, que pode chegar a seis horas de pilotagem “normal” por trilhas com apenas duas horas de recarga.

Anton Wass ainda conta: “o nosso objetivo era construir uma moto melhor e mais ecológica do que as que existem no mercado, creio que qualquer um que teste nossa moto deve ficar de acordo com o que digo”.

A Stark Varg tem preço de venda na Europa de 11.900 euros, cerca de R$ 76.000 em conversão direta. Se você pensar que em média as 450 cmᵌ custam 9.500 euros, a Stark Varg, não é tão mais cara, e ainda é mais ecológica.

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