Buell-1190RX
Notícias

Sob nova direção, Buell está de volta ao mercado

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/02/2021
  • Por: Willian Teixeira

A Buell Motorcycles está de volta! Após ter falência decretada pela segunda vez em 2018, a fabricante norte-americana de motocicletas esportivas anunciou seu retorno, agora pelas mãos de Bill Melvin, um dos executivos que tratou da liquidação dos ativos da marca quando a Harley-Davidson a tirou do mercado.

Em comunicado à imprensa, a Buell Motorcycles anuncia intenção de lançar pelo menos 10 novos modelos até 2024. O CEO Bill Melvin afirma que os planos da marca vão começar pelo lançamento de novas esportivas, mas modelos de outros segmentos também farão parte desta nova fase da fabricante.

Buell Motorcycles de volta, agora sob nova direção
Buell 1190HCR (Divulgação)

Veja também:
Harley-Davidson Fat Bob 2021: poder e estilo icônicos
Bimota mostra Tesi H2 Carbon Edition em março
Yamaha pode lançar esportiva baseada na MT-07

Dos 10 novos modelos prometidos pela Buell, quatro já podem ser vistos em seu novo site: a esportiva 1190RX, a naked 1190SX, a maxitrail 1190 Super Touring e a off-road 1190HCR. As motocicletas da marca vão compartilhar o motor V-Twin de 1.190 cm³ capaz de entregar 185 cv. As diferenças ficam nas regulagens, que serão realizadas de acordo com a real necessidade de cada modelo.

Buell Motorcycles de volta, agora sob nova direção
Buell 1190 Super Touring (Divulgação)

Além delas, a marca também segue trabalhando em um modelo elétrico de alto desempenho e não descarta lançamentos em colaboração com outras empresas.

Segundo o executivo, a empresa vai continuar suas atividades de onde a EBR parou, ou seja, continuará oferecendo produtos familiares aos que eram oferecidos antigamente. “Estamos entusiasmados em trazer a Buell de volta com esta incrível variedade de superbikes e motocicletas de alto desempenho. Começamos com as motocicletas americanas mais rápidas, feitas à mão nos Estados Unidos. A apaixonada nação Buell pode crescer e prosperar novamente”, conclui o entusiasmado Bill Melvin.

Buell Motorcycles de volta, agora sob nova direção
Buell 1190SX (Divulgação)

Fundada em 1983 por Erick Buell, a marca norte-americana de motocicletas lançou seu primeiro modelo em 1984, a RW750, modelo concebido para disputar provas de motovelocidade na categoria F1 do AMA Motorcycle. Entre 1985 e 1993 a marca viveu seu auge, sempre construindo motos esportivas com motores da Harley-Davidson. E isso fez com que a marca sediada em Milwaukee comprasse uma fatia da Buell Motorcycle Company em 1993. Em 1998, Erick Buell vendeu 49% das ações da Buell para a Harley-Davidson logo após a marca alcançar 50 mil motos produzidas desde seu lançamento.

Buell Motorcycles de volta, agora sob nova direção
Buell 1190RX (Divulgação)

Já em 2003 a Casa de Milwaukee tornou-se dona da Buell, mas optou por encerrar a produção das motos da Buell em 2009. Depois disso, Erick Buell tentou um retorno ao criar a EBR – Erick Buell Racing. Porém, essa volta durou pouco – sua nova empresa faliu em 2018. Começa agora, sob as mãos de Bill Melvin, uma nova história para a marca. E que venham muitos capítulos felizes!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado