Card image
Notícias
Scooter elétrico BMW CE 04 chega à Europa ainda este ano

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/04/2021
  • Atualizado: 08/04/2021 às 11:27
  • Por: Ismael Baubeta

A BMW já está produzindo carros elétricos em série e é mera questão de tempo para a marca bávara entrar nesta seara no segmento das motocicletas. Em 2017 foi mostrado o Concept Link e, no ano passado, o primeiro protótipo materializado do conceito foi batizado de CE 04 e já foi mostrado rodando.

Um documento oficial de propriedade intelectual da BMW e divulgado pelo site bennetts.co.uk, mostra mais detalhes dos desenhos do scooter elétrico CE 04, que deve entrar em produção ainda em 2021. Nestes desenhos da BMW é possível supor alguns componentes que ele deverá incorporar, já que ainda não há informações oficiais mais detalhadas sobre o modelo.

LInhas e banco retos chamam a atenção do scooter BMW CE 04 (Reprodução/bennetts.co.uk)

Veja também:
Voltz melhora seu scooter elétrico EV1 para 2021
Triumph mostra protótipo de sua primeira moto elétrica
Japonesas estabelecem acordo por baterias de motos elétricas

As imagens patenteadas do BMW CE 04 são muito parecidas ao conceito apresentado no ano passado, a diferença foi a instalação dos componentes necessários para sua homologação legal para uso urbano e rodoviário.

Por exemplo, foi instalado o para-lama traseiro (que não existia no vídeo e fotos divulgados no ano passado), que incorpora no mesmo conjunto, suporte de placa e setas. Também foram colocadas as setas dianteiras na frente painel de TFT, junto ao pequeno para-brisa. Ele também recebeu os espelhos retrovisores.

Sob o assento a bateria e o motor elétrico. A transmissão é por correia dentada (Reprodução/bennetts.co.uk)

Várias são as conclusões que podemos tirar deste novo scooter BMW. Diferente dos scooter normais e dos eletrificados, onde os primeiros têm o motor como parte da suspensão traseira e os segundos, em sua maioria, têm o motor na roda de trás, o CE 04, tem o conjunto de bateria e motor montado no entre-eixos e a tração é feita através de correia dentada para a roda acoplada ao monobraço da suspensão.

A BMW parece ter pensado em dar desempenho considerável ao CE 04, já que há dois grandes discos de freio na roda dianteira mordidos por pinças radias, o que sugere desempenho de Maxiscooter.

BMW CE 04
As rodas são fechadas. Estilo ou aerodinâmica? Talvez os dois (Reprodução/bennetts.co.uk)

Talvez o aspecto mais bizarro do projeto seja o banco reto e de pouca espuma, que na versão patenteada não apresenta a protuberância no meio que divide o espaço entre piloto e garupa, como na primeira versão, mas este é um componente que facilmente poderia ser alterado para a produção.

  • BMW CE 04
  • BMW CE 04

De todos os modos, a BMW parece ter o firme propósito de entrar fundo na eletrificação das motocicletas, pois as diferentes nomenclaturas patenteadas demonstram isso. O nome CE 02 sugere outro scooter elétrico de menor capacidade, já a nomenclatura DC (que teve o primeiro modelo apresentado como DC Roadster) seria relativa a suas motos elétricas. Além dele foram registrados os nomes DC 01 até DC 09, o que mostra o apetite da BMW pela eletricidade, vislumbrando vários modelos.

Protótipo do CE 04 em ação. Tudo indica que é mera questão de tempo para que ele se torne realidade (Divulgação/BMW Motorrad)