PanA
Notícias

Salão de Milão: as principais novidades para 2020

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 06/11/2019
  • Atualizado: 13/11/2019 às 14:33
  • Por: Alexandre Nogueira

O Salão de Milão (EICMA) 2019 traz diversas novidades de todas as marcas, bem como lançamentos icônicos para a próxima década. Novos modelos tão aguardados são revelados e indicam as tendências de cada categoria. Confira abaixo algumas das principais novidades das marcas:

Harley Davidson

A americana Harley Davidson tenta se reinventar e ataca outros nichos para atrair novos e mais jovens motociclistas. Uma das atrações da marca norte-americana para o EICMA é a nova naked Bronx V-Twin, que utiliza o novo motor Revolution Max de 975 cm³. Ela oferece atitude e desempenho, com 115 cavalos de potência e 9,76 kgf.m de torque, um poder semelhante ao da picante Yamaha MT-09.

Harley Davidson Bronx: motor poderoso para competir no segmento das naked (Divulgação)

Um chassi leve, com suspensões ajustáveis e freios monobloco de quatro pistões da Brembo, garantem uma performance aprimorada e diferente de todo o universo Harleyro até então. A eletrônica vem com um pacote de última geração como se pode esperar de uma motocicleta da atualidade. O lançamento está previsto para o final de 2020.

Harley Davidson Bronx: nova proposta da marca americana para atrair um público mais jovem (Divulgação)

Veja também:
Moto de Ouro: vote e concorra a um KIT MOTOCICLISMO!
Salão Duas Rodas terá surpresas na oficina de customização
Honda CBR 1000RR-R 2020, a mais potente superbike da atualidade

Outro lançamento exclusivo da Harley Davidson é a aventureira Pan America 1250, o primeiro salto da marca norte-americana no universo das Big Trail. Um passo bastante ousado e corajoso já que é praticamente impossível destronar a consagrada BMW R 1250GS do segmento aventureiro.

Harley Davidson Pan America: heresia americana para o segmento big trail (Divlgação)

A nova Harley Davidson Pan America 1250 utiliza o novo motor Revolution Max, um DOHC com ângulo de 60º e eixo balanceiro para diminuir as vibrações. Este 1.250 entrega 145 cavalos de potência e mais de 12 kgf.m de torque, já compatível para as rigorosas normas Euro5. Como referência, a R 1250GS entrega 134 cavalos e 14,5 kgf,m de torque.

Harley Davidson Pan America: motor poderoso para encarar as melhores da categoria (Divulgação)

Aprilia

Outra novidade do mercado é a nova Aprilia RS660, uma supersport que se destacou no EICMA 2019 com seu motor V4 de 660 cilindradas. Ela é inspirada na irmã maior V4 1100, que promete ser a nova sensação das pistas de corrida na categoria dos pesos médios.

Aprilia leva RS 660 ao EICMA
Aprilia RS 660: nova arma da marca italiana para a categoria das médias superesportivas (Divulgação)

Embora o DNA seja esportivo e de alto desempenho, a nova Aprilia RS660 quer fazer o piloto redescobrir o prazer de pilotar uma motocicleta, que possa ser divertida tanto nas pistas como nas correrias do dia a dia. Os semi guidões montados acima da mesa superior indicam uma posição de pilotagem mais próxima da Honda CBR 650R do que a da Yamaha R6, mais confortável acessível ao cidadão comum que gosta de esportividade, mas abre mão de um desempenho explosivo.

Aprilia RS 660: aptidões para ser a nova referência das supersports (Divulgação)

Suspensões KYB ajustáveis, painel TFT com conectividade, cinco modos de pilotagem, controle de tração, ABS de curvas, quick shifter e iluminação total LED com assistente de curvas colocam a Aprilia RS660 um patamar acima na categoria. Uma central inercial IMU de seis eixos faz parte do pacote eletrônico de última geração.

KTM

Novidades das mais esperadas para o EICMA 2019 vem da austríaca KTM, com a nova aventureira derivada da Duke 390 e a nova geração da hyper naked 1290 Super Duke R.

KTM apresenta 390 Adventure no EICMA
KTM 390 Adventure: novidade austríaca para as pequenas Dual Purpose (Divulgação)

A nova KTM 390 Adventure utiliza o mesmo motor monocilíndrico das irmãs 390 Duke e RC 390 e agora ela chega para completar a linha como um ponto de partida para o universo aventureiro da marca laranja. Ela chega para brigar na faixa de preço de 6.000 dólares, onde ficam a Kawasaki Versys-X 300 e Honda CB 500X.

KTM apresenta 390 Adventure no EICMA
KTM 390 Adventure: motor da Duke 390 com espírito aventureiro (Divulgação)

O motor é ancorado num chassi de treliça de aço, leve e bem semelhante ao usado na 450 Rally que venceu nada menos que nove vezes o Dakar. Suas aspirações são puramente fora de estrada, com um garfo invertido totalmente ajustável da renomada WP, um monoamortecedor Apex e uma roda de 19″ com disco de freio de 320 mm na dianteira que permitem uma tocada absolutamente precisa na terra.

KTM apresenta 390 Adventure no EICMA
KTM 390 Adventure: pretende agradar aos iniciantes e encantar os experientes (Divulgação)

Outro destaque do EICMA 2019, a hyper naked 1290 Super Duke R chega totalmente renovada e com menor peso. A receita Ready to Race inclui novo design, chassi de treliça em aço cromo-molibdênio com traseira em alumínio, motor V-Twin de 1.301 cm³ a 75º capaz de fornecer 180 cavalos de potência e mais de 14 kgf.m de torque e eletrônica de última geração com a plataforma inercial de seis eixos.

1290 Super Duke R é novidade da KTM para o EICMA
KTM 1290 Super Duke R: aprimorada, mais leve e mais potente (Divulgação)

Três mapas de motor, ABS e controle de tração de curvas ajudam a domar a fera de 189 kg a seco, seis kilos mais leve que a geração anterior.

1290 Super Duke R é novidade da KTM para o EICMA
KTM 1290 Super Duke R: rainha do espírito Ready to Race (Divulgação)

Se encarrega da dianteira um garfo Apex WP invertido de 48 mm totalmente ajustável e na traseira um monobraço garante a performance e compôem o visual Ready to race. Sistema de freios Brembo Stylema com função Supermoto liberta a motocicleta dos aparatos eletrônicos e permite escorregadas controladas. A nova 1290 Super Duke R chega nas cores preta ou laranja com azul com preço de 19.000 euros na Europa.

KTM apresenta 1290 Super Duke R no EICMA
KTM 1290 Super Duke R: encara sem medo Street Fighter V4 e Z H2

MV AGUSTA

A italiana MV Agusta apresentou no EICMA 2019 uma versão da Brutale 1000RR inspirada nas corridas de arrancada. Capaz de entregar mais de 205 cavalos de potência, a Rush 1000 chega para enfrentar as novas Ducati Streetfighter V4 e a Kawasaki Z H2, as novas referências do segmento das hyper naked.

MV Agusta Brutale estreia no EICMA
MV Agusta Brutale 1000: versão exclusiva Rush 1000

A MV Agusta Rush 1000 tem um visual impressionante do corpo e sinais totalmente racing com a balança monobraço com a roda traseira fechada com uma capa de fibra de carbono. Eletrônica elaborada com acelerador eletrônico que disponibiliza quatro modos de gerenciamento dos oito bicos injetores que oferecem diferentes doses de adrenalina na pilotagem, quick shifter para cima e para baixo, controle de tração e freios ABS. Suspensões da grife Öhlins multiajustáveis e freios topo de linha da Brembo compõem o pacote premium.

MV Agusta Rush estreia no EICMA
MV Agusta Rush 1000: para o exclusivo segmento hyper naked premium

A MV Agusta Rush 1000 estará disponível ao mercado europeu à partir de janeiro de 2020.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado