Notícias

Osram lança iluminação ativa de segurança

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/09/2020
  • Por: Ismael Baubeta

A Osram, multinacional alemã que atua no mercado de iluminação, se uniu à Coats empresa centenária do mercado têxtil e, juntos desenvolveram a Smart Textile, uma linha de iluminação têxtil para manter a segurança das pessoas que precisam estar em atividades noturnas de risco.

A grande diferença das vestimentas com a nova tecnologia de iluminação é que não dependem de luz externa para gerar a localização e visualização da pessoa em condição de risco que está vestindo uma roupa com a tecnologia.

Iluminação ativa

As roupas com faixas refletivas funcionam na direção do que é iluminado retornando a luz refletida diretamente para a fonte de luz, limitando a eficácia das faixas refletivas, como por exemplo nas obras noturnas em estradas.

Para você ter ideia, uma vestimenta com faixas refletivas pode ser vista a 140 metros de distância, desde que haja luz em sua direção para refletir. Segundo a Osram, a iluminação ativa da tecnologia Smart Textile pode ser vista a cerca de 500 metros de distância, o que aumenta a segurança das pessoas com trabalho noturno em locais perigosos, aumentando sua segurança, já que os trabalhadores se tornam tão visíveis quanto os carros.

As principais características da Smart Textile

  • Possui guias de luz flexíveis, para personalização e iluminação homogênea que pode melhorar a visibilidade e segurança;
  • Permite lavagem (60°C) e secagem (90°C);
  • Fornecer energia via smartphone ou power bank
  • É um dispositivo de baixa tensão (5V).

 Outras utilizações

As luzes são flexíveis o que lhes permite uma ampla utilização além do trabalho, é possível aplicar as luzes em mochilas, bolsas, roupas esportivas e vestuário para a prática de esportes ao ar livre, por exemplo.

Este tipo de tecnologia também pode ser bem utilizada pelos motociclistas, já que aumenta a visibilidade, principalmente em situações de pouca luminosidade ou neblina, por exemplo.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado