Card image
Notícias
Omissão: Todos somos vítimas

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/02/2013
  • Por: admin

<p>&nbsp;Escrevo este editorial poucas horas depois da trag&eacute;dia em Santa Maria, RS, fato que deixou o pa&iacute;s com um n&oacute; na garganta e, mais uma vez, mostra como, no Brasil, primeiro choramos perdas para que, depois, as atitudes sejam tomadas. Desta vez, o &quot;custo&quot; para que tenhamos casas de shows mais seguras ser&aacute; de mais ou menos 250 vidas. Infelizmente, a realidade no nosso pa&iacute;s &eacute; essa. Paga-se a omiss&atilde;o de alguns com as vidas de outros. Sim, porque independentemente da &quot;pessoa f&iacute;sica&quot; que venha a ser considerada culpada, mais uma vez assistimos a uma trag&eacute;dia causada pura e exclusivamente por omiss&atilde;o generalizada, por in&eacute;rcia. Quando as vidas s&atilde;o perdidas &agrave;s centenas de uma s&oacute; vez, como por exemplo, na boate Kiss ou em um acidente de avi&atilde;o, o choque &eacute; grande e a repercuss&atilde;o gigantesca. Logo surgem &quot;especialistas&quot; apontando o dedo para as falhas, cobrando medidas dos org&atilde;os p&uacute;blicos e dizendo &quot;era uma trag&eacute;dia anunciada&quot;. Com o assunto em toda a imprensa, quem tem poder de fiscalizar ou regular, logo apresenta novos procedimentos e solu&ccedil;&otilde;es para evitar que o ocorrido se repita. Por que n&atilde;o fizeram isso antes? &Eacute; uma boa pergunta.</p>
<p>&nbsp;N&oacute;s, motociclistas, somos &quot;experts&quot; em arcar com as consequ&ecirc;ncias de gente omissa. Em vez de ver teraupetas na televis&atilde;o falando como lidar com o luto, queremos ver a pol&iacute;cia estourando os desmanches de motos roubadas, ao inv&eacute;s de ver dicas de como (n&atilde;o) reagir em caso de assalto, queremos ver o fim de leil&otilde;es &quot;piratas&quot; e, ao inv&eacute;s de ver deputados discutindo a placa no capacete, queremos ver ruas e estradas preparadas para receber motocicletas. Queremos, simplesmente, a&ccedil;&atilde;o no cumprimento do dever de cada um. Nada mais. &Eacute; isso ou continuar somando vidas de motociclistas, diariamente, &agrave; conta do desleixo e descaso.</p>
<p>&nbsp;Bem, falando um pouco sobre esta edi&ccedil;&atilde;o, publicamos a avalia&ccedil;&atilde;o de 2 modelos que prometem tirar o sono de muito motociclista brasileiro em 2013. Durante o fechamento desta edi&ccedil;&atilde;o, a Kawasaki do Brasil anunciou oficialmente a chegada da Z800 ao nosso pa&iacute;s, e n&oacute;s j&aacute; trazemos um teste completo da nova naked japonesa que chega apenas 4 meses depois do seu lan&ccedil;amento mundial, no sal&atilde;o de Col&ocirc;nia, na Alemanha, em outubro passado. O outro modelo que chega nos pr&oacute;ximos meses &agrave;s concession&aacute;rias brasileiras &ndash; e que n&oacute;s j&aacute; contamos como anda &ndash; &eacute; a Triumph Daytona 675R. Apresentada mundialmente em novembro, no EICMA, a nova supersport inglesa (em sua vers&atilde;o mais equipada) j&aacute; est&aacute; sendo montada em Manaus e deve estar nas ruas em junho.</p>
<p>&nbsp;Por falar em testes e novidades, aproveito este editorial para anunciar a nossos leitores um refor&ccedil;o de peso na equipe MOTOCICLISMO. A partir da edi&ccedil;&atilde;o de mar&ccedil;o, Eduardo &quot;Minhoca&quot; Zampieri assume o cargo de editor de testes da revista. Jornalista experiente e um dos pilotos de teste mais respeitados do Brasil, Minhoca ser&aacute; respons&aacute;vel pelas avalia&ccedil;&otilde;es da revista e por nos ajudar a fazer uma MOTOCICLISMO cada vez mais interessante e atrativa para voc&ecirc;.</p>
<p>&nbsp;At&eacute; o m&ecirc;s que vem! Um forte abra&ccedil;o!</p>

Conteúdo Recomendado

Comentários