Card image
Notícias
NUUK Cargopro é a primeira moto cibersegura do mundo

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/01/2022
  • Por: Guilheme Derrico

Pela primeira vez na história, um veículo passou no teste que garante o seu estatuto de “veículo cibernético”. Trata-se da moto eléctrica NUUK Cargopro, a primeira do mundo que evita ciberataques!

Essa moto precisou fazer o teste Eurocybcar, que respeita os requisitos da norma Unece/R155 e também segue o procedimento e metodologia Estp- Eurocybcar Standard Test Protocol, desenvolvido pela Eurocybcar, uma empresa de base tecnológica estabelecida em Vitoria-Gasteiz, na Espanha, que identifica, avalia e previne riscos que afetam a segurança cibernética dos veículos, sistemas de gestão de frotas e infraestruturas de telecomunicações, de acordo com os regulamentos em vigor.

Neste cenário, a NUUK Mobility Solutions (NMS), que desenvolve e comercializa veículos elétricos inteligentes, torna-se a primeira empresa do mundo a oferecer um dos seus modelos de motocicletas elétricas com certificado de segurança cibernética.

NUUK Cargopro leva o certificado de integridade

Os veículos que passarem no teste Eurocybcar e obtiverem o certificado demonstram que contém meios eficazes para minimizar o risco de um ciberataque contra a privacidade e a vida das pessoas a bordo, bem como a integridade dos sistemas do carro ou moto elétrica.

Atualmente, os veículos estão equipados com tecnologias como Bluetooth, GPS, Airbag, chamada de emergência em caso de acidente, chave de controle remoto e até aplicações que permitem controlar seus dados e funções a partir de um dispositivo móvel.

Portanto, se não estiverem ciberseguras, estão suscetíveis a serem roubados ou manipulados remotamente, assumindo o controle da direção ou dos freios por alguém com más intenções, colocando em risco a vida das pessoas a bordo ou até mesmo roubando as informações pessoais do condutor, seus contatos telefônicos e mensagens, localização, fotos, rotas e muito mais. Tudo isso pode ser usado com a finalidade de espiar, chantagear ou guiar o piloto para um destino perigoso e, em última análise, atentar contra sua própria vida.

Conforme citamos anteriormente, a Eurocybcar criou o primeiro teste no mundo que mede e avalia o nível de cibersegurança de um veículo, utilizando a metodologia Estp e de acordo com os requisitos da Unece/R155. Este regulamento entrou em vigor em janeiro de 2021 e exige que os automóveis, caminhões, reboques e motos homologadas a partir de julho de 2022 e comercializados  a partir de julho de 2024 na União Europeia e países aderentes à normatização, tais como Japão, Coreia do Sul, Rússia, Austrália ou África do Sul, devem ser ciberseguros.

  • Conheça a NUUK Cargopro, a moto cibersegura

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Conteúdo Recomendado

Comentários