Jawa, Mahindra, CLPL, Classic Legends Private Limited, moto, retrô, clássica, retorno, motor, monocilíndrico, novidade, novembro, lançamento, India, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, Royal Enfield, Perak, Jaw Forty Two
Notícias

Novas Jawa já têm fila de espera até setembro

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/01/2019
  • Por: Redação

Em novembro passado, a CLPL, subsidiária da indiana Mahindra anunciou a volta da marca Jawa ao mercado e mostrou três novos modelos: a Jawa, a Jawa Forty-Two e a Perak, sendo que esta última era a mais conceitual do trio e ainda não está à venda. Passados poucos meses, as motos já estão esgotadas na pré-venda e quem quiser uma, terá que esperar até setembro para tê-la na garagem, de acordo com informações do site norte-americano Ride Apart.

Aliás, nem as concessionárias abriram ainda. Segundo a marca, serão abertos 105 pontos de venda na India no fim de fevereiro, com entrega das motos compradas na pré-venda marcada para março. A Jawa anunciou uma produção de 90.000 unidades anuais e promete ser uma concorrente de peso para a Royal Enfield.

Jawa, Mahindra, CLPL, Classic Legends Private Limited, moto, retrô, clássica, retorno, motor, monocilíndrico, novidade, novembro, lançamento, India, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, Royal Enfield, Perak, Jaw Forty Two

Veja também:
Jawa renasce com três novos modelos
Mahindra traz Jawa de volta com novo motor
Royal Enfield lança a Himalayan e se expande no Brasil

Todas as motos são impulsionadas pelo mesmo motor. O novo propulsor, recentemente desenvolvido, é um monocilíndrico de 293 cm³ DOHC e arrefecimento líquido, ligado a duas saídas de escape. Segundo a Jawa, o novo propulsor é capaz de gerar por volta de 27 cv de potência com torque máximo de 2,8 kgf.m, ambos a rotações ainda não reveladas. O câmbio é de seis marchas.

Os modelos ainda trazem alguns itens refinados, como ajuste da suspensão traseira bichoque feito a gás. Mas pecam no básico, como o freio a disco de 280 mm de diâmetro com ABS apenas na roda dianteira e na traseira um tambor de 153 mm. As motos pesam 170 kg em ordem de marcha e o tanque tem capacidade para 14 litros.

Jawa, Mahindra, CLPL, Classic Legends Private Limited, moto, retrô, clássica, retorno, motor, monocilíndrico, novidade, novembro, lançamento, India, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, Royal Enfield, Perak, Jaw Forty Two

A única moto com números diferenciados é a Perak. Com estilo bobber, a moto vem com uma versão do monocilíndrico “esticada” para 334 cm³ e capaz de entregar por volta de 30 cv e freios ABS em ambas as rodas.  Ela também deverá ser mais cara do que as outras duas. Enquanto a Forty Two custa 1.55.000 rúpias (pouco mais de R$ 8 mil) e o modelo Jawa de base 1.64.000 rúpias (quase R$ 8 600) – sim, a básica é mais cara que a Forty Two – a bobber sairá, segundo a mídia internacional, por 1.89.000 rúpias, o que corresponde a quase R$ 10 mil.

A Jawa iniciou suas atividades na cidade de Praga em 1929. O nome é uma junção das primeiras letras do sobrenome do seu fundador, František Janeček com as primeiras letras do nome da companhia alemã Wanderer, da qual derivava como um braço para produção de motocicletas. A marca encerrou atividades em 1996 e, vinte anos depois, a CLPL – Classic Legends Private Limited – assinou um acordo de licenciamento para trazer ao mundo novas motos sob a marca Jawa, o que acaba de acontecer.

Jawa, Mahindra, CLPL, Classic Legends Private Limited, moto, retrô, clássica, retorno, motor, monocilíndrico, novidade, novembro, lançamento, India, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, Royal Enfield, Perak, Jaw Forty Two

Fotos: Jawa e reprodução YouTube

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado