Card image
Notícias
Nova BMW pode se chamar F 850 RS

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/02/2019
  • Por: Carlos Bazela

Há algum tempo, ronda pelo nosso planeta moto o rumor de que a BMW vai ampliar sua família F de modelos bicilíndricos. A linha, composta pelas maxitrail F 750 GS, F 850 GS e a mais recente F 850 GS Adventure, deverá ganhar um modelo voltado para o asfalto inspirado pelo conceito 9cento, mostrado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, famosa premiação de design realizada na região italiana da Lombárdia.

A moto em questão, chegou a ser flagrada em testes e, por aparentar suspensões de longo curso, já estava sendo chamada pela mídia – nós aqui, inclusive – de F 850 XR, em alusão à S 1000 XR, a grande crossover de um litro fabricada pela marca bávara. Contudo, uma foto, que parece ter sido tirada de um catálogo oficial da BMW, apareceu na imprensa internacional e nela temos o nome F 850 RS.

catálogo da BMW onde aparece o nome F 850 RS

Veja também:
BMW confirma nova R 1250 GS e outras motos para o Brasil
BMW F 850 XR é flagrada rodando em testes
BMW 9cento é conceito racional e estiloso

E o que as duas letras mudam nessa história? Muita coisa! Se o que vem por aí for realmente uma F 850 RS, pela nomenclatura, não se trata de uma crossover, mas de uma sport-touring, como é o caso da recém-reformulada R 1250 RS. A proposta, aliás, ficaria ainda mais próxima do conceito mostrado em julho passado na Itália.

A BMW R 1250 RS foir reformulada no fim de 2018

O que já é certo sobre esse novo modelo é o propulsor, que deverá ter características parecidas com as da F 850 GS. Ou seja, o bicilíndrico paralelo de 853 cm³ e arrefecimento líquido, capaz de gerar até 95 cv de potência a 8.250 rpm, enquanto o pico de torque declarado é de 9,38 kgf.m a 6.250 giros.

Outra hipótese que não devemos descartar de cara é de que venha por aí uma nova família de modelos bicilíndricos, incluindo a crossover, a sport-touring e, principalmente, uma nova naked. Principalmente no Brasil. Afinal, desde que a F 800 R foi descontinuada, a BMW carece de um modelo peso-médio para fazer a ponte entre a G 310 R e a S 1000 R.

O conceito BMW 9cento, mostrado na Itália ano passado

Fotos: BMW

Conteúdo Recomendado

Comentários