Notícias

Motostory exibe acervo na exposição São Paulo em Movimento

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/06/2019
  • Por: Willian Teixeira

Idealizado por Carlãozinho Coachman, o projeto Motostory terá parte de seu acervo exposto na mostra São Paulo em Movimento, que fica em cartaz no Espaço Unibes até domingo, 23 de junho. A entrada é gratuita.

Organizada pela produtora MObgraphia, a mostra tem como propósito explorar o tema da mobilidade. Já o projeto Motostory foi criado com a intenção de mostrar a história da motocicleta no Brasil. Seu acervo reúne fotografias, reportagens de jornais e revistas antigos e outros registros como correspondências, anúncios e relações de inscritos em importantes eventos sobre motocicletas no país.

No espaço haverá, também, obras dos fotógrafos Miguel Costa Jr., especializado em automobilismo, e de Mário Bock, em motociclismo. Ambos aceitaram o desafio de realizar um ensaio inédito com o celular. Segundo Carlãozinho Coachman, quem visitar a exposição poderá conferir o contraste entre a fotografia moderna do mobile feita por grandes profissionais e a história da moto presente no acervo do Motostory.

A exposição é resultado de um conjunto de afinidades entre Coachman e Ricardo Rojas, idealizador do MObgraphia. Os dois se conhecem há décadas e decidiram unir os trabalhos em prol do tema mobilidade. “Acompanho o trabalho do Rojas há anos e falamos há tempos sobre trabalharmos em um projeto em conjunto. Quando ele nos convidou para expor, aceitamos na hora”, explica Coachman.

Veja também:
Opinião: Bicicletas, patinetes e a mobilidade com segurança
A importância da moto na mobilidade urbana
Coluna do Baubeta: A motocicleta e suas prioridades

 

O propósito do Motostory é recontar, através de inúmeros elementos visuais, a história da motocicleta, que, aos poucos, se transformou em paixão mundial, sendo impossível falar sobre a vida em grandes metrópoles sem discorrer sobre sua importância no processo de deslocamento.

“São muitos os adjetivos e definições cabíveis às motocicletas. Já foi descrita como objeto de desejo, como bicicleta motorizada, foi sinônimo de juventude, rebeldia e liberdade. Se nos atentarmos aos nomes, fica nítido que cada um deles corresponde a um momento histórico e econômico, o que por si só já serve como justificativa para tamanho interesse dos brasileiros por este meio de transporte”, destaca Coachman.

A exposição São Paulo em Movimento fica no Unibes Cultural até domingo, 23 de junho, das 10h às 19h. Entrada gratuita. Mais informações em www.mobgraphia.com.

Fotos: Carlãozinho Coachman

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado