Card image
Notícias
Marca de Erik Buell volta à ativa

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/12/2018
  • Por: Carlos Bazela

EBR, Eric Buell Racing, moto 1190RX, superesportiva, superbike, Eric Buell, Bil Melvin, norte-americana, VanguardSpark, Françoise-Xavier Terny, Frédéric Vasseur, Spark Racing Technology, Vanguard Motorcycles, motocicletas, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, Harley-Davidson, Bugatti, Koenigsegg, Lotus

A marca Erik Buell Racing, ou simplesmente EBR, vai voltar a produzir motocicletas. Depois de anunciar o fim de suas atividades enquanto fabricante, em janeiro de 2017, a empresa norte-americana fundada por Erik Buell voltará à ativa em 2019 sob o conceito de “marca de boutique”, como eles mesmos se definem. Ou seja, com um número reduzido de unidades produzidas à mão durante o ano.

“A ideia é mantê-la como boutique focada no alto desempenho, como a Bugatti, Koenigsegg ou Lotus”, comenta Bill Melvin, que está no controle da marca desde 2016. Melvin anunciou que o primeiro modelo trazido de volta será a superesportiva 1190RX, que irá renascer em três edições com pintura comemorativa aos 35 anos de história de Eric Buell no mercado de motocicletas.

Veja também:
Erik Buell volta ao mercado com moto elétrica
Em seu retorno, Buell produz a 1190RR
Harley-Davidson fecha a marca Buell

EBR, Eric Buell Racing, moto 1190RX, superesportiva, superbike, Eric Buell, Bil Melvin, norte-americana, VanguardSpark, Françoise-Xavier Terny, Frédéric Vasseur, Spark Racing Technology, Vanguard Motorcycles, motocicletas, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, Harley-Davidson, Bugatti, Koenigsegg, Lotus

A 1190 RX utiliza um motor V2 de 1 190 cm³ e arrefecimento líquido, que é capaz de gerar até 185 cv de potência máxima a 10 600 giros. Já o torque máximo é de 14 kgf.m e chega já nos 8 200 giros. Montada sobre um chassi de alumínio a moto ainda traz uma das patentes que ajudou a colocar a Buell no mapa: o gigantesco disco de freio dianteiro tipo perimetral, com pinça de oito pistões que atuam de dentro pra fora para otimizar a frenagem.

O comunicado também diz que mais modelos e atualizações estão previstos para sair da pequena linha de montagem em Grand Rapids, no Estado norte-americano de Michigan. E isso pode significar que a próxima moto a renascer pode ser a streetfighter derivada 1190SX. “Nós temos sorte de que o time de colaboradores continua envolvido para manter a ‘única superbike [de origem] norte-americana’ em produção”, comentou Bill Melvin. Mesmo sem produzir nenhum modelo durante este ano que passou, a EBR continuou funcionando para fornecer peças e assistência técnica aos modelos que estão circulando.

EBR, Eric Buell Racing, moto 1190RX, superesportiva, superbike, Eric Buell, Bill Melvin, norte-americana, VanguardSpark, Françoise-Xavier Terny, Frédéric Vasseur, Spark Racing Technology, Vanguard Motorcycles, motocicletas, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, Harley-Davidson, Bugatti, Koenigsegg, Lotus
Bill Melvin e a 1190RX

Já Erik Buell segue sócio da VanguardSpark, uma marca de modelos elétricos que ainda não está em atividade, mas conta com Françoise-Xavier Terny, CEO da Vanguard Motorcycles, conhecida por seus modelos exóticos, e Frédéric Vasseur, fundador da Spark Racing Technology, empresa que produz carros para a Formula-E, como parceiros.

Fotos: erikbuellracing.com

Conteúdo Recomendado

Comentários