image-002
Notícias

Luzes são essenciais para a segurança do motociclista

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/04/2020
  • Por: Willian Teixeira

As luzes são essenciais para dar mais segurança aqueles que utilizam motos todos os dias. E a tecnologia LED é capaz de ampliar esse recurso.

Quem utiliza moto para o dia a dia ou trabalha sobre uma inevitavelmente acaba passando por situações de risco, às vezes por distração, outras por conta de descuido ou imprudência própria ou de terceiros. Afinal, quem já não subiu na moto com pressa ou atrasado para algum compromisso? Pois é, por melhor motociclista que você seja, às vezes a distração acontece e para evitar transtornos é sempre bom colocar o chip de alerta ao subir na moto.

A segurança ativa na motocicleta é aquela que depende das atitudes e ações do motociclista, por exemplo não fazer ultrapassagens pela direita ou exceder o limite de velocidade.

Já a segurança passiva está relacionada ao uso de equipamentos de segurança de quem está na pilotagem da moto (capacete, jaqueta, luvas e botas, por exemplo), assim como garantir o bom estado e funcionamento dos equipamentos da moto (estado de conservação dos pneus, relação, faróis etc.), que pode evitar acidentes e caso estes aconteçam, ajudará na proteção do piloto.

Lâmpadas LED ampliam iluminação das motos

Ao motociclista é vital estar atento a cada detalhe, por isso, no trânsito, nada melhor do que estar sempre sendo visto pelos demais motoristas para aumentar sua segurança – é para isso que serve o farol da moto. Quem não se aflige com os motociclistas que abusam do uso da buzina? O farol tem um papel importante para deixá-lo visível no trânsito, ajudando a evitar o uso excessivo da buzina. Não que ela não deva ser utilizada, mas é necessário usá-la com moderação, apenas quando for preciso.

Francis Vieira, motociclista há 20 anos, tem uma Fazer 250 e utiliza a moto em seu trajeto diário, deslocando-se mais de 40 quilômetros entre cidade, estrada e uma parte de chão batido (terra) para chegar ao trabalho. “Percebi que a tecnologia de LED aumenta muito a visibilidade e a segurança. Por utilizar trechos de rodovia e de terra batida, acho que o LED vai me ajudar a ser mais visto, a enxergar mais longe e rodar mais seguro”, comenta Vieira.

Lâmpadas LED ampliam iluminação das motos tanto de dia quanto de noite

Kleber Lucio Soares é outro exemplo de usuário que sente falta de uma iluminação mais potente em seu scooter de uso diário. “Por vezes acho o farol do scooter insuficiente, principalmente em condições de escuridão total. Eu com certeza colocaria outra lâmpada para enxergar mais longe e ser visto”, diz Soares. E acrescenta: “além do Scooter, minha 650 também merece uma tecnologia como o LED para aumentar a segurança durante a noite”.

O LED é uma tendência, está deixando de ser um item de motos de grande cilindrada e, cada vez mais, motos e scooter de pequena cilindrada contam com os benefícios dessa tecnologia, não só pela beleza estética, mas principalmente pela segurança que ela proporciona.

Lâmpadas LED ampliam iluminação das motos

Os dois motociclistas têm a mesma impressão, se instalassem faróis de LED teriam boa parte de seus perrengues com iluminação solucionados, mas para isto é preciso tomar alguns cuidados. Quando falamos de LED é importante dizer que as lâmpadas não são todas iguais, há vários tipos de lâmpadas de LED e elas variam muito, não só na qualidade, mas também na aplicação.

Visitamos o Salão Duas Rodas com especialistas da Philips, que nos mostraram os tipos de lâmpadas que estão disponíveis no Brasil! Veja no vídeo abaixo:

As diferentes qualidades impactam muitos aspectos, como durabilidade, capacidade de iluminação, resistência mecânica e à umidade, foco, capacidade de iluminar sem ofuscar, entre vários outros aspectos, comprometendo não só a durabilidade da lâmpada como do sistema elétrico da moto. Por isso é bom ficar atento e não instalar qualquer produto na sua moto.

A Philips promete acabar com esse tipo de problema com suas novas lâmpadas de LED para motocicletas. A fábrica holandesa utiliza seu grande know-how e tecnologia em desenvolvimento com materiais de alta qualidade com inúmeros testes práticos para oferecer a iluminação ideal, com grande durabilidade e garantia do produto.

Lembre-se, se você for atualizar o farol de sua moto, utilize lâmpadas de qualidade e específicas para essa finalidade, pois só assim você vai garantir mais segurança na pilotagem, seja de dia, seja de noite, com luminosidade e durabilidade maiores.

Para mais informações acesse: philips.com.br/moto

Conteúdo patrocinado / Philips

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado