Card image
Notícias
Kawasaki Versys 1000 GT 2021 ganha suspensão Skyhook da Showa

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/07/2021
  • Por: Alexandre Nogueira

A Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer chega em versão 2021 com atualizações na suspensão eletrônica Skyhook da Showa.

A Versys 1000 foi projetada e idealizada para proporcionar a máxima qualidade de condução e consequentemente muito prazer ao pilotar, seguindo o conceito “Any Road, Any Time, Adventure Calling” da Kawasaki.

Veja também:
Da fábrica para as pistas: KTM revela a exclusiva RC 8C
Bateria de moto exige atenção redobrada no inverno
Triumph entra no segmento de motocross e enduro

A linha Versys 1000 aproveita  o motor de quatro cilindros em linha da Z 1000, mas ele foi amansado e passa de 150 cv para 120 cv de potência e com uma curva de torque priorizada e mais responsiva nas baixas e médias rotações. O motor faz parte da estrutura do chassi de dupla trave de alumínio, montando um conjunto ágil e perfeitamente equilibrado para enfrentar as mais variadas situações, seja sozinho ou com garupa, com as malas carregadas, no asfalto ou fora dele. A posição de pilotagem vertical e bem relaxada oferece um alto nível de controle e o amplo assento é muito confortável, ideal para longas jornadas.

Para 2021 a Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer chega ainda melhor com as novas suspensões da japonesa Showa com a tecnologia Skyhook juntamente com a atualização do controle eletrônico de suspensão Kawasaki KECS. A nova suspensão chega para proporcionar uma condução mais suave, precisa e prazerosa e ainda oferece maior conforto para piloto e garupa.

O software atualizado do sistema KECS de suspensão semi-ativa incorpora o ajuste eletrônico das suspensões com a tecnologia Skyhook EERA, com os movimentos sendo monitorados em frações de segundo e ajustando as suspensões constantemente durante todo o passeio. O conceito Skyhook imagina um gancho segurando a motocicleta suspensa, então ele modula a força de amortecimento das suspensões para que as rodas acompanhem as imperfeições do chão mantendo o conjunto livre de perturbações. Imagine a motocicleta suspensa no ar e só as rodas se mexendo, você se sente como em um sofá.

Mas o software Skyhook da Showa foi cuidadosamente ajustado pelos engenheiros da Kawasaki para garantir também o caráter esportivo da máquina, adaptando-se continuamente ao asfalto sempre em tempo real, garantindo a máxima aderência e feedback ao piloto. A direção está mais precisa e a moto está mais estável e colada no chão nos dias de chuva.

A suspensão dianteira invertida com tubos de 43 mm tem 150 mm de curso e pode ser ajustada na pré-carga da mola e na velocidade do retorno. A suspensão traseira utiliza um monoamortecedor a gás com reservatório externo e tem ajustes de alta e baixa velocidade de compressão, no retorno e na pré-carga da mola, e tem curso de 152 mm. O ajuste remoto da pré-carga da mola facilita as mudanças de configuração sem o uso de ferramentas.

Com o KECS as suspensões dianteira e traseira tem o amortecimento controlado eletronicamente com um sistema semi-ativo que adapta em tempo real as condições do trajeto e da condução, fornecendo a quantidade ideal de amortecimento solicitada para cada momento. O KECS oferece a flexibilidade para lidar com uma ampla gama de situações nas ruas e estradas. Nas estradas de terra a Versys 1000 vai muito bem, contanto que você não encontre lama porque as rodas com aro de 17 polegadas montam pneus estritamente voltados para o asfalto, então na lama você vai precisar de dotes de malabarista.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

O estilo de amortecimento é definido de acordo com os modos de pilotagem selecionados como o Road, o Sport, o Rain ou o Rider que é configurado conforme o piloto. Conforme o modo de pilotagem selecionado, as suspensões ficam mais firmes ou mais macias e a eletrônica faz o monitoramento constante mantendo a melhor condição. A pré-carga da mola do amortecedor traseiro também é ajustável eletronicamente em três modos, cada um com um ajuste de +5 ou -5, nos modos piloto, piloto com garupa ou piloto com garupa e bagagem. As configurações podem ser alteradas com a moto em movimento.

A Kawasaki Versys 100 GT 2021 tem preço público sugerido de R$ 82.490 mais o frete conforme o estado e apenas na cor Emerald Blazed Green. Se você ainda não conhece a Versys 1000 faça um test drive e prepare-se para se apaixonar porque ela é uma das motos mais confortáveis que existe e proporciona muito prazer na pilotagem.

Conteúdo Recomendado

Comentários