Honda-airbag-patente-PCX
Notícias

Honda trabalha em novo airbag para motos

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/06/2021
  • Por: Willian Teixeira

A Honda GoldWing foi a primeira moto do mundo a ganhar um airbag de série, em 2006. E mesmo depois de 15 anos ela segue como a única a oferecer o recurso, mas algumas patentes que circulam pela internet mostram que isso deve mudar em breve.

A marca japonesa acredita que os airbags para motos podem contribuir para oferecer mais segurança aos motociclistas. Segundo a empresa, a maioria dos acidentes de motocicletas que causam lesões são colisões frontais, e a inserção de um airbag entre o motorista e os obstáculos com os quais a moto se choca nessas colisões deve ajudar a reduzir danos.

Honda trabalha em novos airbags para motos
Gold Wing, primeira e única moto com airbag do mundo – até agora (Divulgação/Honda)

Veja também:
Interesse por motos cresce no Brasil; elétricas se destacam
Honda SH 300i Sport: classe executiva com sotaque esportivo
Motor Road faz com que motociclistas sejam sempre bem-vindos

O sistema ficou até agora apenas na Gold Wing por causa do tamanho da moto. A bolsa de seu airbag é tão volumosa quanto a de um carro e consegue manter o motociclista em sua posição inicial. Já o novo sistema opera como um airbag de cortina, mais estreito e com o propósito de evitar o choque entre piloto e obstáculos que podem ferí-lo, amenizando o impacto.

Os testes vem sendo realizados em scooters, modelos cuja proposta é para o uso em cidades, locais onde é muito mais elevada a probabilidade do clássico acidente em que a moto é fechada por um carro e acaba batendo nele. Para esses testes a Honda vem utilizando um scooter PCX, mas o produto pode ser adaptado para utilização em outras motocicletas e scooters. Quando inflado ele cria uma barreira entre o piloto e o parabrisa do scooter, amortecendo eventuais impactos ocasionados em colisões frontais.

Honda trabalha em novos airbags para motos
Protótipo da Honda testado em um PCX (Reprodução/Motorpasionmoto.com)

Os desenhos das patentes mostram três possíveis localizações para o airbag: na região do painel de instrumentos, acima do farol e no próprio guidão. Mas a Honda segue estudando o projeto para encontrar a melhor forma de acomodar o airbag nas motos.

  • Honda trabalha em novos airbags para motos
  • Honda trabalha em novos airbags para motos
  • Honda trabalha em novos airbags para motos

Por enquanto não há previsão para que o mesmo chegue ao mercado, mas todo esse trabalho mostra o empenho da fabricante japonesa em encontrar soluções que proporcionem mais segurança aos motociclistas.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado