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Honda CBR 600RR 2021 é oficialmente apresentada

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/08/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

Após a Honda divulgar as primeiras imagens da nova CBR 600RR, eis que hoje a marca da asa faz a apresentação oficial da nova representante para a categoria das superesportivas médias.

A nova Honda CBR 600RR utiliza basicamente a mecânica da geração anterior, mas totalmente revisada, com eletrônica de última geração, suspensões multiajustáveis, painel TFT e aletas aerodinâmicas.

CBR 600RR 2021: eletrônica com controle de tração e ABS de curvas (Divulgação)

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O motor de quatro cilindros em linha de 599 cm³ é o mesmo da geração anterior, mas passou por uma profunda atualização, com novo virabrequim, novo cabeçote com dutos de admissão de 44 mm de diâmetro e dutos de escape redesenhados, novos comandos de válvulas e novo sistema de refrigeração. A taxa de compressão agora é de 12,2:1, e com todas as alterações e melhorias o motor passa a entregar 121 cv de potência em 14.000 rpm e 6,5 kgf.m de torque em 11.500 rpm, muito bem aproveitados pelo câmbio de seis marchas, que tem o quick shifter bidirecional como opcional. A eletrônica oferece cinco modos de pilotagem.

Olhando a traseira, parece que nada mudou (Divulgação)

Ao conjunto de chassi, vai ancorado na dianteira um garfo invertido Showa Big Piston de 41 mm, totalmente ajustável e com amortecedor de direção eletrônico. Na traseira, uma balança de alumínio é ligada ao monoamortecedor multiajustável pelo sistema Pro-Link. Duplo disco de freio com pinças radiais na dianteira e um disco único com pinça simples na traseira, dão conta do recado e proporcionam frenagens potentes e adequadas á esportividade do modelo, e ambos são assistidos pelo sistema ABS de curvas.

Versão HRC exclusiva para as pistas (Divulgação)

A eletrônica chega mais elaborada nesta nova geração da Honda CBR 600RR, e agora ela vem equipada com uma plataforma inercial IMU de cinco eixos, que oferece cinco modos de pilotagem, diferentes parâmetros de potência e freio motor, controle de tração e ABS de curvas e anti-wheelie para facilitar a vida do piloto nas arrancadas.

Eletrônica facilmente acessada no punho esquerdo (Divulgação)
Suspensão Showa ajustável na compressão e retorno (Divulgação)

A carenagem teve a aerodinâmica profundamente estudada e segue a engenharia da irmã maior CBR 1000RR-R Fireblade, dotada de aletas internas para aumentar a carga aerodinâmica na roda dianteira. A entrada de ar frontal agora está entre os faróis em LED, seguindo a linha da nova identidade das superesportivas da marca da asa.

Iluminação é total LED (Divulgação)

O painel TFT traz quatro modos de visualização, além de um cronômetro. Chave com sensor de presença agora é opcional e chega como grande novidade no segmento.

Painel TFT multicolorido com shift light (Divulgação)
Painel TFT tem modo cronômetro (Divlgação)

A Honda CBR 600RR é uma motocicleta adorada por muitos amantes da motovelocidade porque ela é uma motocicleta dócil e fácil de pilotar, tornando-se uma ótima opção para os iniciantes do segmento das superesportivas. Infelizmente a triste notícia é que por enquanto a nova geração da CBR 600RR só será vendida no Japão, com preço por volta de 11.600 euros, apenas na versão vermelho clássico da marca, e uma versão HRC projetada para as pistas também será oferecida.

Em versão de rua e de pista (Divulgação)

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