Card image
Notícias
Hengjian Dahaidao 500, o clone chinês da Honda Africa Twin

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/04/2021
  • Atualizado: 23/04/2021 às 7:04
  • Por: Alexandre Nogueira

Num olhar desatento e à primeira vista, eu diria com certeza que a Hengjian Dahaidao 500 é uma nova Honda Africa Twin. De cara você nota que ela é menor, então eu pensaria: “Será uma Africa Twin 800?”.

Mas na verdade é a chinesa Hengjian Dahaidao 500, fabricada pela gigante Chongqing Hengjian Motorcycle Manufacturing Co., um grupo que constrói motocicletas de até 500 cc sob a marca Hengjiang. Chongqing é a cidade onde é realizado um dos mais importantes salões de automóveis da Ásia.

Hengjian Dahaidao 500: clone fiel da Africa twin (Divulgação)

Veja também:
Empresa brasileira desenvolve relação por correia para qualquer moto
CFMoto 800MT é revelada: conheça a primeira big trail chinesa
BMW F 900 R Force, a naked inspirada nos jatos franceses

A Hengjian Dahaidao 500 é uma cópia descarada da Honda Africa Twin, até mesmo os grafismos, em versão reduzida. O motor bicilíndrico paralelo é fabricado pela Loncin Motor, e rende bons 44 cv de potência a 8.500 rpm e 4,0 kgf.m de torque máximo a 7.000 rpm. Esse motor também é uma cópia idêntica do bicilíndrico paralelo utilizado na família Honda CB 500.

Motor bicilíndrico da Loncin também foi copiado da Honda CB 500 (Divulgação)

Mas os chineses foram além com o projeto da Hengjian Dahaidao 500 e um fato interessante dessa moto é que ela monta dois tanques, um na posição convencional com 23 litros de capacidade e outro sob o assento com 17 litros, comportando no total 40 litros de combustível que permitem uma incrível autonomia entre 1.000 a 1.200 quilômetros.

Hengjian Dahaidao 500 Adventure Edition (Divulgação)

A Hengjian Dahaidao 500 também possui duas configurações diferentes, uma Travel Edition, mais focada nos passeios no bom asfalto, equipada com rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, e a Adventure Edition , com rodas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, mais preparada para enfrentar as estradas de terra, e também incorpora garfo invertido e amortecedor traseiro ajustável, freios ABS com discos flutuantes de 320 mm na dianteira, e pinças da renomada marca espanhola JJuan, que vem equipando vários modelos de moto premium.

Sob o assento o segundo tanque de combustível de 17 litros (Divulgação)

A instrumentação é composta por uma grande tela principal TFT sensível ao toque de 7 polegadas, que, entre outros parâmetros, indica pressão dos pneus e tem conectividade Bluetooth com o celular. Logo abaixo um pequeno painel com as luzes de advertência.

Painel TFT sensível ao toque e Bluetooth (Divulgação)

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Interessante câmera frontal (Divulgação)
Câmera também na traseira, controlada no painel TFT (Divulgação)

Outra curiosidade interessante na aventureira Hengjian Dahaidao 500 é que ela também vem equipada com duas câmeras, uma na frente e outra na parte traseira, que podem ser gerenciadas pela tela TFT sensível ao toque. Os preços da Hengjian Dahaidao 500 partem de 5 mil dólares.