Card image
Notícias
Harley-Davidson Sportster S é a cruiser com motor da Pan America

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/07/2021
  • Por: Willian Teixeira

Após mostrar alguns teasers e fazer certo mistério nas últimas semanas, a Harley-Davidson apresentou oficialmente a Sportster S, modelo que revive uma das mais longevas famílias da fabricante de Milwaukee, criada em 1957, e segunda motocicleta equipada com o novo motor Revolution Max, que estreou em fevereiro na big trail Pan America, mas com uma configuração diferente.

Com visual inspirado na H-D XR750 e em motocicletas de flat track, a Sportster S é uma moto completamente renovada, remetendo aos modelos antigos da linha apenas no nome. O motor Revolution Max T é semelhante ao da aventureira da Harley-Davidson, entregando 1.252 cm³, mas possui diferenciais como cabeçotes com válvulas menores e câmaras de combustão com formato diferente para aumentar a velocidade do fluxo de queima de combustível, melhorando o torque em baixa e média rotação.

Harley-Davidson Sportster S é a cruiser com motor da Pan America

Veja também:
LiveWire revela a One, sua primeira motocicleta
Honda mostra customizações para Rebel 1100
Royal Enfield Meteor 350 chega para reinar sozinha

A caixa de ar e seus dutos também são próprios, assim como o comando de válvulas, que possui ajuste exclusivo, com quatro válvulas por cilindro. Na Sportster S a usina entrega 121 cv de potência a 7.500 rpm e 12,9 kgf.m de torque máximo em 9.500 giros e velocidade máxima declarada de 220 km/h, enquanto na Pan America os números são ligeiramente maiores: 150 cv a 9.500 giros e 13 kgf.m a 6.750 rotações. O câmbio tem seis velocidades com transmissão secundária por correia, além embreagem acionada por cabo e com anti-rebote, função que ajuda a evitar derrapagens ou aceleração excessiva.

Harley-Davidson Sportster S é a cruiser com motor da Pan America

O motor é parte fundamental da moto, visto que ele está diretamente integrado ao seu chassi, eliminando o quadro tradicional e reduzindo bastante o peso da Sportster S, que tem peso declarado de 228 kg em ordem de marcha. O braço oscilante soldado confere maior rigidez a sua estrutura, além de complementar o visual da moto junto com o escape de duas saídas.

A Harley-Davidson adotou uma suspensão premium e totalmente ajustável para a Sportster S, com garfo invertido Showa de 43 mm na frente e amortecedor traseiro com reservatório único, também da Showa, com ajuste hidráulico de pré-carga feito por um botão. As rodas são em liga leve de 17 polegadas na dianteira e 16 na traseira, ambas calçadas com pneus Dunlop GT503. Os freios, assinados pela italiana Brembo, são a disco com uma peça de 320 mm e pinça única de 4 pistões na frente, enquanto na traseira o sistema utiliza pinça de dois pistões mordendo um único disco de 260 mm de diâmetro.

Harley-Davidson Sportster S é a cruiser com motor da Pan America

Na parte eletrônica, a Harley-Davidson Sportster S traz inúmeros recursos, como três modos de pilotagem pré-definidos (Sport, Road, Rain) e dois customizáveis, dando a opção do piloto personalizar o ajuste ideal da moto de acordo com sua pilotagem. Além disso, há a adição de uma IMU de seis eixos que controla diversas funções na moto, como ABS em curvas, controles eletrônico anti-wheelie, de tração, piloto automático, pressão dos pneus, entre outros recursos.

Harley-Davidson Sportster S é a cruiser com motor da Pan America

A iluminação da Sportster S é totalmente em LED, enquanto o painel traz uma tela de TFT colorida de 4 polegadas que exibe todas as informações de entretenimento e instrumentação, todas controladas por botões nos guidões. O piloto também pode parear seu smartphone a motocicleta via Bluetooth, utilizando o sistema para ouvir música, realizar chamadas e usar o sistema de navegação, mas para a última função é necessário utilizar um app próprio da Harley-Davidson.

Harley-Davidson Sportster S é a cruiser com motor da Pan America

A Sportster S está disponível nas cores Vivid Black (preta), Stone Washed White Pearl (branca perolizada), e Midnight Crimson (vinho) e com inúmeros acessórios para customização, como sissy bar, bolha dianteira, malas, entre outros. Nos Estados Unidos o seu preço parte de US$ 14.999, cerca de R$ 78 mil. De acordo com a Harley-Davidson do Brasil não há previsão para a moto ser oferecida por aqui.

Conteúdo Recomendado

Comentários