MY20 FLTRK Road Glide Limited. Touring.
Notícias

Harley-Davidson estuda sistema de auto-equilíbrio

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/06/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

As motocicletas de turismo da americana Harley-Davidson são realmente impressionantes, com seus tradicionais motores V-Twin beirando as 2.000 cilindradas, torque acima de 15 kgf.m em 3.500 rpm e porte anabolizado para encarar jornadas sem limite de quilometragem com muito conforto pelas estradas mundo afora.

E é fato que não são adequadas para iniciantes e nem tampouco para franzinos, afinal não é nada fácil manobrar um conjunto de mais de 400 kg em baixa velocidade, e principalmente na hora de estacionar, essas touring super luxuosas podem causar constrangimentos e desconforto para o piloto, pois não é só chegar e parar a moto de qualquer jeito, senão, quando for sair, é bem provável que você faça toda a força do mundo para manobrá-la sem deixá-la cair, e caso isso aconteça, é certeza que o piloto sozinho não consiga levantar a máquina.

Harley-Davidson estuda sistema de auto-equilíbrio
Harley-Davidson Ultra Limited: quase 450 kg em ordem de marcha (Divulgação)

Veja também:
Em alta, scooters ganham lubrificante exclusivo
Cinco rotas românticas para depois da pandemia
Zontes U125 surpreende com alto nível de equipamentos

Os colegas jornalistas internacionais descobriram a patente de um sistema desenvolvido pela Harley-Davidson que ajuda a equilibrar e manter a motocicleta em pé em baixas velocidades, o momento mais crítico para se manter o equilíbrio nessas gigantes pouco dóceis.

Harley-Davidson estuda sistema de auto-equilíbrio
Acima de 40 km/h tudo fica fácil, mas estacionar é complicado (Divulgação)

O sistema nada mais é do que um giroscópio, ou seja, um “volante” pesado que gira a cerca de 20.000 rpm, acionado por um motor elétrico. É o mesmo efeito que a roda produz quando a motocicleta está em ação. Esta roda giroscópica está sujeita a um sistema de cardã que permite seu movimento em dois eixos, para se adaptar à inclinação da motocicleta.

Harley-Davidson estuda sistema de auto-equilíbrio
O sistema de auto-equilíbrio desenvolvido pela Harley-Davidson (Divulgação)

O sistema é acionado em velocidades abaixo de 20 km/h, ajudando a manter a moto na vertical no momento mais crítico de equilíbrio dessas gigantes e pesadas máquinas. Quando o conjunto é inclinado abaixo de 20 km/h, o sistema posiciona e aumenta a velocidade do giroscópio para ajudar a retornar à posição vertical. Acima dos 20 km/h o sistema é desligado.

Harley-Davidson estuda sistema de auto-equilíbrio
O problema maior é na hora de sair do estacionamento (Divulgação)

Uma solução muito interessante para ajudar aqueles que gostam das gigantescas motos de turismo, mas ficam intimidados pelo tamanho e peso da máquina e com certeza esta solução pode trazer novos clientes para a Casa de Milwaukee.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado