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Entidade divulga os capacetes mais seguros

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  • Publicado: 18/07/2008
  • Por: admin

<p>Como publicado na edição nº 127 de julho da MOTOCICLISMO MAGAZINE, o SHARP (Safety Helmet Assessment and Rating Programme) divulgou uma lista com os capacetes mais seguros do mercado europeu. A entidade que funciona como a EuroNCAP — responsável por testar a segurança dos carros — realizou provas de movimentos e impactos com os capacetes.</p>

<p>Os testes feitos em laboratório concluíram que há grande diferença entre a segurança proporcionada entre os capacetes, assim o órgão criou um ranking. A notícia publicada pela MOTOCICLISMO gerou dúvidas quanto às notas recebidas pelos equipamentos. A lista com os seis melhores capacetes, publicada na revista, indica que os mesmos receberam a nota máxima — cinco estrelas — e apenas foram apresentados em ordem alfabética. Ou seja, de acordo com o Sharp, todos que receberam cinco estrelas estão no mesmo patamar de segurança.</p>

<p><strong>Tipos de provas:</strong></p>

<p>Linear: o capacete é submetido a uma prova de impacto linear. Este teste serve para medir a capacidade de absorção de impacto do equipamento, ao deixá-lo cair em uma trajetória vertical sobre diferentes objetos em variadas velocidades. Assim, se comprova as possíveis lesões na cabeça do usuário.</p>

<p>Oblíqua: na prova oblíqua, o capacete é submetido a um impacto com fricção, em uma superfície similar ao asfalto. É o equivalente cair a da moto e raspar a cabeça no asfalto.</p>

<p>Zonas de impacto: as pesquisas do Sharp concluíram que a zona de impacto mais freqüente são as laterais do capacetes, que recebem 53% dos golpes. A parte frontal leva 24% dos impactos, a traseira 21% e a superior 2%. Quanto ao tipo de impacto, 60% são de trajetória oblíqua, 38% linear e 2% contra arestas.</p>

<p>Velocidade de impacto: as provas foram feitas com velocidades entre 27 e 30 km/h, as mesmas utilizadas pelas autoridades européias. Além de um teste a 22 km/h, para analisar o comportamento dos capacetes a impactos de baixas velocidades. O Sharp recomenda que as próximas homologações aconteçam com provas a 34 km/h, para que os capacetes fiquem mais seguros no futuro.</p>

<p><strong>Cinco estrelas</strong></p>

<p>Segue a lista dos capacetes que atingiram cinco estrelas, a apresentação está em ordem alfabética. Desse modo, todos estão no mesmo nível:</p>

<p>- AGV S.4 – 1 350 g – XXS-XXL</p>

<p>- Arai GP5x – 1 300 g – XS-XXL</p>

<p>- Bell M1 – 1 350 g – XS-XXL</p>

<p>- HJC HQ-1 – 1 364 g – XS-XL  </p>

<p>- Lazer LZ6 – 1 350 g – XS-XL</p>

<p>- Shark RSR2  – 1 290 g – XS-XL</p>

<p><br />
Confira a lista completa dos 65 capacetes testados no site: <a href="http://sharp.direct.gov.uk/">http://sharp.direct.gov.uk/</a></p>

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