3-5
Notícias

Dodge Tomahawk V10 é clonada em versão de 150 cm³

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/05/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

A Dodge Tomahawk é uma moto conceito de quatro rodas apresentada pela Dodge no Salão Internacional do Automóvel em 2003, chamando a atenção do público com seu visual impressionante e seu motor de 10 cilindros em V de 8.200 cm³ que vem diretamente do Dodge Viper V10 SRT, capaz de entregar mais de 500 cv de potência.

Mini Tomahawk: cópia chinesa de apenas 150 cm³ (Divulgação)

A Dodge Tomahawk chegou custando 500.000 euros e apenas nove unidades foram vendidas. Uma cifra exorbitante e para poucos aficionados por máquinas exclusivas. A dirigibilidade não é das melhores e requer certa adaptação do piloto para dominá-la, por isso é fato que ela prefere boas estradas e não é adequada para uso diário nas cidades.

dodge tomahawk
Mini Tomahawk: carroceria em plástico (Divulgação)

Veja também:
Motos que marcaram a década de 2010
Haojue Nex 115: seu nome é praticidade
Zontes T2-310 é a pequena aventureira chinesa premium

Mas os chineses resolveram criar um clone inspirado na impressionante e inacessível máquina de 10 cilindros e criaram a Tomahawk 150, equipada com um motor monocilíndrico de 150 cm³ com câmbio CVT que entrega 10 cv de potência e leva o brinquedo a pouco mais de 40 km/h. A Tomahawk de verdade tem mais de 70 kgf.m de torque e é capaz de superar a barreira dos 500 km/h.

dodge tomahawk
Mini Tomahawk: as rodas não inclinam nas curvas (Divulgação)

O mini Tomahawk tem construção bem simples, com chassi de aço e muitas peças de plástico, ao contrário do original, que utiliza muito alumínio nas peças fabricadas artesanalmente, como a carroceria totalmente aparente. Diferente das outras motos que utilizam um par de rodas na dianteira, e adotam uma tecnologia que permite a inclinação da moto com as duas rodas em contato com o solo, a mini Tomahak não inclina as rodas nas curvas e por isso ele levanta as rodas do lado de dentro, o que torna a tocada bastante perigosa e por isso ele não atinge velocidades maiores.

dodge tomahawk
Mini Tomahawk: carroceria totalmente em plástico tem diversas cores (Divulgação)

O Tomahawk clonado tem freio a disco nas duas rodas dianteiras e um único disco no eixo traseiro e ele tem duas posições de pilotagem, uma bem ereta com as pernas apoiadas na direção do corpo do condutor e outra bem para trás ao mais puro estilo dragster de arrancadas. A tocada é basicamente como a de um scooter, pois ele não tem marchas e as duas alavancas do guidão são os freios.

dodge tomahawk
Mini Tomahawk: freios à disco na frente e atrás (Divulgação)

A mini Tomahawk tem quase dois metros de comprimento, apenas 750 mm de altura, com o assento a 530 mm de altura em relação ao chão e pesa 135 kg com o tanque de combustível de sete litros completo. Uma máquina que preza mais o visual do que a performance e que garante que você faça seus deslocamentos com estilo e atitude.

dodge tomahawk
Mini Tomahawk: brinquedo vai até 40 km/h (Divulgação)

A mini Tomhawk é vendida na maior plataforma de comércio eletrônico chinesa, o Alibaba, ao preço de 1.000 euros, mais os custos de envio. Você teria coragem de comprar uma máquina dessas só para rodar pela cidade com estilo? Dê sua opinião.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado