biz
Notícias

Coronavírus: Honda e BMW paralisam fábricas em Manaus

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/03/2020
  • Por: Willian Teixeira

No momento em que a pandemia do coronavírus começa a se agravar no Brasil, fabricantes anunciam a paralisação de suas linhas de produção para proteger os funcionários. As primeiras a tomarem decisões neste sentido são a BMW Motorrad e a Honda, que vão fechar suas fábricas em Manaus a partir da próxima semana. Vale lembrar que, na Europa, marcas, como Yamaha, Ducati e KTM também paralisaram suas fábricas por causa da epidemia.

A unidade da Honda na capital amazonense será fechada a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de março, enquanto as atividades na planta da BMW em Manaus, a primeira fora da Alemanha 100% focada em motos, serão suspensas na próxima quarta-feira, 30 de março.

Fábrica da Honda em Manaus será fechada por causa do coronavírus
Fábrica da Honda em Manaus paralisa atividades a partir da próxima semana (Divulgação)

Segundo a Honda, a decisão prioriza a segurança de seus funcionários, que devem retomar as atividades em 13 de abril. O retorno pode ser postergado até dia 20 de abril se necessário. Os trabalhadores vão entrar em férias coletivas a partir de 30 de março, e as jornadas entre os dias 27 e 30 deste mês serão compensadas com a utilização do banco de horas.

De acordo com a Honda, os profissionais das áreas administrativas serão colocados em home office ou férias. Já as atividades imprescindíveis, que não podem ser feitas à distância, terão um contingente mínimo de colaboradores, sempre com as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades para proteger as pessoas e evitar a disseminação do vírus.

Já a BMW informa que as atividades na fábrica de Manaus devem ser retomadas dias 23 de abril. A marca vem realizando nas últimas semanas diversas ações para proteger seus funcionários, como redução do número de pessoas nas unidades produtivas, cancelamento de viagens, veto a aglomeração de pessoas dentro da planta e atuação do pessoal das áreas administrativas em home office.

Fábrica da BMW em Manaus será fechada por causa do coronavírus
Fábrica da BMW em Manaus. Atividades suspensas a partir da próxima semana (Divulgação)

“Nosso foco agora é proteger os colaboradores, manter todos em segurança e com saúde, e nos preparar para o que virá, com a retomada das atividades e do mercado”, afirma Jefferson Dias, Diretor da Fábrica de produção de motocicletas do BMW Group em Manaus. “Ao adotar esta medida preventiva, acreditamos reduzir a circulação dos nossos funcionários e, como consequência, a redução das chances de um eventual contágio”, reforça o executivo.

A pandemia do coronavírus vem se alastrando nos últimos dias pelo Brasil. Até o momento foram registrados mais de 2.100 casos da doença no país, com mais de 40 óbitos. Todos os estados brasileiros já registram casos de coronavírus e, segundo estimativas dos órgãos de saúde, eles devem crescer nos próximos dias. Por isso, se possível, fique em casa!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado