Yamaha-XSR900-2
Notícias

Conheça a Yamaha XSR900, a MT-09 com visual dos anos 80

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/11/2021
  • Atualizado: 04/11/2021 às 8:35
  • Por: Redação

Com o lançamento da nova Yamaha MT-09, era apenas uma questão de tempo até que as derivações desse modelo surgissem, e foi o que aconteceu com a Yamaha XSR900 2022, a maior da família Faster Sons.

A gama Yamaha Sport Heritage nasceu para homenagear os grandes modelos do passado. Com a linha Faster Sons, a marca japonesa tentou recriar a sensação de conduzir uma moto clássica introduzindo, há algum tempo, a XSR900, a XSR700 e a pequena XSR125.

O Projeto Yamaha XSR900

Assim como a XSR900 lançada há cinco anos, o modelo 2022 usa peças da MT-09, compartilhando com a naked da família Master of Torque itens como motor e chassi. Porém, os itens foram devidamente repaginados pela Yamaha para atender a proposta do modelo com visual clássico.

Um braço oscilante mais longo, um novo quadro auxiliar e uma posição de pilotagem completamente novas conferem-lhe um aspecto único. Ela é claramente um neo-retrô que combina um look vintage com a mais recente tecnologia, resultando em uma versão bonita e funcional.

O assento no estilo Cafe Racer se traduz em uma posição de condução mais recuada em relação ao centro da motocicleta, gerando mais flexibilidade nos quadris e joelhos.

Mais detalhes

A Yamaha XSR900 recebeu o quadro Deltabox em liga, o mesmo da MT-09, com diferentes medidas para ajudar a obter a melhor combinação de peso e flexibilidade. A marca japonesa adicionou ainda um braço oscilante mais longo à essa mistura, aumentando a distância entre eixos para 1.496 mm, enquanto o comprimento total cresceu para 2.143 mm.

Este chassi é combinado com uma suspensão assinada pela KYB, incorporando um garfo invertido totalmente ajustável para a roda dianteira, enquanto o sistema de suspensão da traseira contém um amortecedor que também é regulável inclinado para a frente.

Em relação aos freios, da Brembo, a Yamaha optou por um disco duplo dianteiro de 298 mm com pinças radiais e um disco traseiro único de 245 mm. Vale citar o sistema de controle da frenagem que modera a pressão de forma independente e apresenta dois modos de acionamento ABS de canal duplo: o BC1 é um modo ABS padrão que é ativado em situações de emergência com a motocicleta na posição vertical, em linha reta. Já o BC2 foi projetado para manter o controle se o freio de emergência for aplicado enquanto a moto estiver inclinada no meio de uma curva.

Motor

O motor da Yamaha XSR900 2022 possui três cilindros, com 889 cilindradas capaz de gerar uma potência de 119 cv a 10.000 rpm e um torque de 93 kgf.m a 7.000 rpm. Para lidar com os níveis de torque mais altos, a embreagem foi aprimorada com novos discos de fricção e um novo ângulo de came, que vai de 30 a 33 graus, reduzindo a carga nas molas. Agora ela oferece um acionamento mais suave, aliado a um comportamento mais estável na redução das rotações.

Pacote eletrônico

A nova Unidade de Medição Inercial (IMU) de 6 eixos usa dois sensores para medir a velocidade e a aceleração. Ela é responsável por transmitir dados à ECU para informar as condições dos três sistemas de assistência ao piloto: o sistema de controle sistema de Controle de Tração (TCS), o de controle de derrapagem (SCS) e o sistema de controle de elevação da roda dianteira (LIF).

Quanto ao painel de instrumentos, ele é de LCD com 3,5 polegadas e oferece mais informações ao condutor, como os 4 modos de pilotagem disponíveis, sendo o modo 1 o que fornece a potência máxima do motor e o 4 a mais suave, com entrega gradual e decrescente nos demais modos.

As duas combinações de cores para a Yamaha XSR900 2022 são Legend Blue e Midnight Black, e estará disponível na Europa em fevereiro do próximo ano pelo preço de 10.500 euros, cerca de R$ 59.115 em conversão direta.

Será que essa “nave” chega ao Brasil? É esperar para ver. Deixe seu comentário sobre o que você achou da máquina!

  • Revelada, nova Yamaha XSR900 chegará em breve à Europa

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado