6
Notícias

Conheça a feroz BMW R 18 Dragster by Roland Sands Design

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/08/2020
  • Por: Alexandre Nogueira

A BMW Motorrad e o renomado designer americano Roland Sands uniram forças para dar origem a uma reinterpretação corajosa do mais recente lançamento retrô clássico da marca, a BMW R 18, a nova cruiser empurrada pelo maciço e exagerado “Big Boxer” de 1.800 cilindradas, o maior de todos os tempos produzido pelos alemães.

O resultado dessa colaboração sem precedentes, tomou forma com a feroz  R 18 Dragster, uma moto com um estilo puramente “americano” em contraste com a estética deliberadamente clássica.

BMW R 18 Dragster by Roland Sands Design
A invocada BMW R 18 Dragster de Roland Sands (Divulgação)

Veja também:
MOTOCICLISMO 272: veja destaques desta edição
Vídeo: Yamaha Ténéré 700 nas mãos de Pol Tarrés
Harley-Davidson e BMW oferecem condições especiais em agosto

A equipe da Roland Sands Design iniciou o trabalho modificando o chassi de aço de berço duplo, fabricando uma traseira completamente nova de drag-racer, tipo rabo duro, sem amortecimento. Depois veio todo o sistema de escape de aço inoxidável, que foi criado “do zero” para este projeto.  A suspensão dianteira foi trocada por um garfo retirado da clássica moderna R Nine T, que ainda foi devidamente atualizado com o sistema de freios da superbike da marca, a BMW S 1000 RR.

BMW R 18 Dragster by Roland Sands Design

O tanque de combustível e ambos os para-lamas são os originais, embora modificados, uma escolha feita para não afetar a silhueta original da R 18.

A R 18 Dragster é totalmente customizada, e recebeu novas rodas, instrumentação, punhos, semi guidão, manetes, alavancas e espelhos usinados, e que vêm de uma coleção particular criada pela Roland Sands Design, dedicadas à R 18, denominadas “Machined” e “2-Tone-Black”.

BMW R 18 Dragster by Roland Sands Design

Para a pintura foi escolhido o esquema de dois tons de azul metálico com as clássicas listras brancas da BMW Motorrad, com todo o processo de personalização que acabou de levar cerca de três meses e meio de trabalho.

Segundo Roland Sands, a BMW R 18 Dragster foi inspirada nos muscle cars (Divulgação)

Os detalhes mais interessantes deste projeto você confere nos comentários do próprio Roland Sands, bastante realizado e emocionado após entregar este exclusivo trabalho:

“Com um motor tão visível como a peça central, imediatamente pensei nos ‘muscle cars’. Minha família sempre foi apaixonada por velocidade e meu pai estava correndo com dragsters, então eu pensei que fazia sentido reduzir a moto para o essencial e moldá-la para ir rápido na reta.”

BMW R 18 Dragster by Roland Sands Design
Roland Sands e a BMW R 18 Dragster (Divulgação)

“A eletrônica foi definitivamente a parte mais difícil porque adicionamos o botão do riso, um dispositivo de injeção de óxido nitroso NOS, redesenhamos o escapamento e mudamos drasticamente a alimentação. A coisa toda foi um pouco de uma experiência, mas nós conseguimos! O produto final é impressionante e caracterizado por um alto nível de artesanato, desde o início eu estava ansioso para trabalhar nele!”

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado