Tiger 1200
Notícias

Confirmada para o Brasil, nova Triumph Tiger 1200 é lançada na Europa

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/12/2021
  • Atualizado: 08/12/2021 às 8:43
  • Por: Willian Teixeira

A espera pela nova geração da Triumph Tiger 1200 chegou ao fim! Depois de várias aparições ainda como protótipo, a versão final da maxitrail foi oficialmente revelada pela marca inglesa nesta terça-feira, dia 7 de dezembro.

A nova geração da Triumph Tiger 1200 ficou mais leve, potente e agora está disponível em cinco versões,  sendo três delas mais voltadas ao uso no asfalto – GT, GT Pro e GT Explorer – e duas com vocação off-road – Rally Pro e Rally Explorer.

Confirmada para o Brasil, Triumph Tiger 1200 é revelada na Europa

As GT possuem rodas raiadas em alumínio com 19 polegadas na dianteira e 18 na traseira calçadas com pneus Metzeler Tourance, enquanto as Rally trazem pneus tubeless Metzeler Karoo Street e rodas raiadas de 21 polegadas na frente e aro 18 atrás.

Confirmada para o Brasil, Triumph Tiger 1200 é revelada na Europa

As versões GT possuem suspensões eletrônicas semi-ativas Showa, com parametrização para uso em asfalto. Já as Rally são dotadas das mesmas suspensões, mas com especificações off-road.

Confirmada para o Brasil, Triumph Tiger 1200 é revelada na Europa

Outra diferença fica por conta da capacidade do tanque, que nas versões Explorer é de 30 litros, enquanto nas demais o reservatório armazena 20 litros de combustível.

Confirmada para o Brasil, Triumph Tiger 1200 é revelada na Europa

Leia mais:
Husqvarna Norden 901 2022: saiu o preço!
Veja as 15 motos mais emplacadas em novembro
Tiger 900 especial é a milionésima moto produzida pela Triumph

Todas as versões da Tiger 1200 compartilham o mesmo conjunto mecânico, o novo motor T-Plane de três cilindros com capacidade cúbica de 1.160 cm³, unidade derivada do propulsor da Speed Triple RS com configuração revista para a proposta da gama Tiger. Ele entrega potência máxima de 152 cv a 9.000 rpm e torque máximo de 13,3 kgf.m em 7.000 giros, ou seja, mais torque e potência do que os 141 cv e 12.4 kgf.m disponíveis na geração anterior.

Confirmada para o Brasil, Triumph Tiger 1200 é revelada na Europa

O motor da Tiger 1200 recebeu novos pistões, cilindros revisados e com novos valores de curso e diâmetro (90 x 60,7), assim como virabrequim, cabeçotes, caixa de câmbio, embreagem e braço oscilante. O comando final da transmissão segue usando cardan.

Confirmada para o Brasil, Triumph Tiger 1200 é revelada na Europa

A Tiger 1200 está 25 kg mais leve do que a geração anterior graças a revisão do quadro tubular em aço, que passou por uma minuciosa revisão e recebeu um subquadro em alumínio. Outros itens que ajudaram na redução de peso estão o novo tanque de combustível em alumínio e o novo braço oscilante.

Confirmada para o Brasil, Triumph Tiger 1200 é revelada na Europa

Para a nova geração da Tiger 1200, a Triumph aposta em freios assinados pela Brembo com dois discos dianteiros de 320 mm mordidos por pinças Stylema, enquanto atrás o sistema conta com disco único de 282 mm.

Ainda há diferentes modos de condução para a nova geração da Tiger 1200, que podem chegar a seis, dependendo da versão. A de entrada, que é a GT, possui apenas três (Rain, Road e Sport), GT Pro e GT Explorer possuem cinco (os três da GT + Rider e Off-Road), enquanto as variantes Rally Pro e Explorer contam com seis (os cinco da GT Pro/Explorer + o modo Off-Road Pro).

Ela ainda dispõe de plataforma inercial IMU que controla a atuação do ABS e do controle de tração nas curvas. Além disso, o modelo conta com diversos recursos eletrônicos como painel de instrumentos TFT colorido de 7 polegadas com conectividade integrada, comandos retroiluminados, iluminação full LED, quickshifter bidirecional para trocas de marchas sem uso de embreagem, punhos aquecidos e radar de ponto cego. As versões Explorer ainda possuem de série assentos aquecidos e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

A nova geração da Tiger 1200 já está confirmada pela Triumph para o Brasil – que é o maior mercado consumidor da maxitrail da marca inglesa – e deve desembarcar por aqui no primeiro trimestre de 2022. Na Europa o modelo chega às lojas nas próximas semanas, com preços que partem de 19.550 euros. Já estamos ansiosos por sua oferta em solo brasileiro!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado