Card image
Competições
Carlo Ubbiali, eneacampeão mundial, morre aos 90 anos

1 Minuto de leitura

  • Publicado: 02/06/2020
  • Por: Willian Teixeira

Luto na motovelocidade mundial: dono de nove títulos mundiais, o italiano Carlo Ubbiali morreu aos 90 anos. Ele estava internado em Bergamo desde o início de maio por causa de problemas respiratórios.

Nascido em 1929 em Bergamo, Ubbiali participou da primeira temporada do Campeonato Mundial, em 1949, e conquistou sua primeira vitória no ano seguinte. Já o seu primeiro título chegou em 1951, com uma moto da italiana Mondial. A partir de 1953 ele foi para a MV Agusta, onde permaneceu até se aposentar precocemente, em 1960, após sofrer um grave acidente quando tinha 31 anos.

Carlo Ubbiali
Carlo Ubbiali e sua MV Agusta em 1960 (FIM/Maurice Büla Collection)

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Em sua carreira, Carlo conquistou nove campeonatos mundiais, sendo seis nas 125 cc e três nas 250 cc. O recorde de títulos foi quebrado apenas por Giacomo Agostini e Angel Nieto e igualado por Mike Hailwood e – até agora – por Valentino Rossi. Ubbiali acumulou 39 vitórias e 68 pódios.

Veja também:
Motul fecha patrocínio ao Sertões e batiza categoria Self
Vídeo: veja treino de motocross dos irmãos Marquez
Miller assina com Ducati para temporada 2021 da MotoGP

Além dos nove títulos mundiais, Carlo também conquistou oito títulos italianos de motovelocidade. Em 2019 ele foi homenageado com o Collare d’Oro, maior honraria entregue pelo Comitê Olímpico Nacional da Itália. Agora descansa em paz um um dos maiores nomes do universo do motociclismo.