o motor boxer da BMW pode ganhar reforço híbrido
Notícias

BMW está trabalhando em modelo com boxer híbrido

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/02/2019
  • Por: Redação

A BMW está desenvolvendo uma moto híbrida. De acordo com informações do site norte-americano Motorcycle.com, a marca bávara registrou uma patente de um motor elétrico para a roda dianteira em 2017. O fato acabou não recebendo tanta atenção na época porque, naquele ano, a BMW fez uma pegadinha de 1º de abril na qual justamente anunciava um modelo híbrido, a R 1200 GS xDrive Hybrid, que, na verdade não existia, assim como okit de sobrevivência do ano anterior.

Segundo o site, os novos desenhos encontrados dão conta de um sistema complexo, integrado ao motor boxer de dois cilindros opostos e que também transmite torque para a roda traseira. O motor ainda pode funcionar como alternador, transformando a energia cinética em elétrica ao mesmo tempo que mantém todo o conjunto compacto, sem demandar granes esforços para redesenhar o conjunto motriz.

R 1200 GS xDrive Hybrid era pegadinha de primeiro de abril

Veja também:
BMW revela R 1200 GS que anda sozinha
BMW anuncia preços da nova S 1000 RR no Reino Unido
BMW renova suas GS Adventure no EICMA 2018

Por enquanto, não está claro em qual modelo a BMW pretende implantar a nova tecnologia ou quando isso vai acontecer. Mas as apostas são para a R 1200 GS, uma vez que ela é o principal modelo da marca bávara em termos de vendas e costuma servir de laboratório para novas tecnologias, como o modelo autônomo revelado recentemente.

A BMW R 1200 GS LC é conceito mostrado pela Wunderlich

Outro ponto que favorece a GS nesse palpite é o possível uso do motor elétrico. Além da questão de economia de combustível, o sistema ainda pode fornecer torque e potência extras para quando o piloto precisar, como uma situação adversa em um solo inóspito. Algo muito útil em uma aventureira, portanto.

Aliás, uma GS com tração auxiliar elétrica não é necessariamente uma novidade. No EICMA, o Salão de Milão de 2015, a BMW em parceria com a preparadora Wunderlich, o conceito R 1200 GS LC, que trazia um pequeno motor de 10 kW na roda dianteira, justamente para ajudar em terrenos mais acidentados.

A BMW R 1200 GS LC da Wunderlich vem com motor elétrico na roda dianteira

Será que a Casa de Munique vai aproveitar para trazer essa ideia de volta também ou ficará no campo da economia de recursos com eficiência? De qualquer forma, uma moto híbrida da BMW é algo que soa bem.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado