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  • 30/06/2020
BMW apresenta controle de cruzeiro ativo para motos (vídeo)

Recurso comum nos carros, o controle de cruzeiro ativo está cada vez mais ganhando espaço entre as motocicletas. E agora foi a vez da BMW apresentar seu próprio sistema, desenvolvido junto com a Bosch.

O Active Cruise Control possui a mesma tecnologia presente nos controles de cruzeiro usado nos carros da BMW, que permite que o condutor defina uma velocidade de cruzeiro e a distância que deverá ser respeitada em relação ao veículo à frente, que será detectada por um sensor de radar posicionado na dianteira da moto.

BMW apresenta controle de cruzeiro ativo para motos

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Quando a moto se aproxima do veículo que está em sua frente, esses sensores detectam sua presença e automaticamente reduzem a velocidade da motocicleta para que ela não se aproxime mais do que a distância pré-estabelecida pelo condutor. O sistema prevê ultrapassagens: assim que o piloto aciona o pisca da esquerda, a moto começa a acelerar, e quando a manobra é concluída e não há ninguém a frente, a motocicleta retoma a velocidade de cruzeiro que foi anteriormente estabelecida.

BMW apresenta controle de cruzeiro ativo para motos
Controle de cruzeiro ativo da BMW deve chegar ao mercado em 2021 (Divulgação)

A velocidade é mantida pelo sistema mesmo em curvas, mas caso a moto se incline muito, ele entra em ação e regula automaticamente a aceleração e a frenagem, proporcionando maior segurança ao piloto. Tudo isso ocorre por conta da presença de uma unidade de controle dedicada que trabalha em conjunto com os sensores posicionados na dianteira da moto, com a central inercial, motor e o sistema de freios.

BMW apresenta controle de cruzeiro ativo para motos
BMW não revelou quais modelos terão o recurso, mas nas imagens nós vemos uma touring K 1600 GT, ou seja, ela deve receber o novo ACC (Divulgação)

O ACC opera apenas com veículos em movimento, ou seja, ele não reconhece veículos estacionados. Então, caso o motociclista se depare com um congestionamento a sua frente, ele mesmo terá de gerenciar a redução da velocidade da motocicleta.

Ao toque de um botão o condutor pode redefinir a velocidade ou a distância mínima dos veículos à frente (Divulgação)

O sistema conta com dois modos de funcionamento à escolha do condutor, um mais confortável e outro mais dinâmico, que definem a velocidade e a intensidade com a qual a moto acelera ou desacelera. Essas informações são mostradas no painel de instrumentos, assim como velocidade e distância pré-estabelecidas, que podem ser alteradas ao pressionar um botão.

Ao acionar a seta, a moto entende que o condutor quer realizar uma ultrapassagem e aumenta a velocidade (Divulgação)

A BMW destaca que o Active Cruise Control é apenas um sistema de assistência, ou seja, o condutor tem total autonomia sobre o veículo, podendo intervir sempre que considerar necessário. A marca não informou quando chega às lojas e nem quais motocicletas vão contar com o ACC, mas nas imagens divulgadas pelos bávaros nós podemos ver que um dos modelos que terá o recurso é a touring K 1600 GT. Vamos acompanhar a evolução e a chegada do controle de cruzeiro às motos da marca alemã.