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Bateria de moto exige atenção redobrada no inverno

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  • Publicado: 21/07/2021
  • Atualizado: 23/07/2021 às 13:10
  • Por: Alexandre Nogueira

A bateria é um acessório fundamental para o perfeito funcionamento de uma motocicleta e por isso requer atenção.

Hoje em dia as motocicletas têm partida elétrica, ignição eletrônica, injeção eletrônica de combustível, iluminação elaborada, além de vários acessórios eletrônicos para auxiliar na pilotagem como o ABS dos freios e o controle de tração, e também os faróis auxiliares, aparelhos de GPS e tomadas USB para ligar ou recarregar periféricos.

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A bateria deve estar com a carga correta recomendada pela fabricante da motocicleta para ser capaz de ligar o motor e alimentar todos os acessórios, enquanto o gerador do motor da moto auxilia a repor a energia retirada e junto com o regulador de voltagem ajuda a manter a carga estável, além de ajudar a proteger os delicados componentes eletrônicos de picos de sobrecarga no sistema, atuando como um filtro para o sistema elétrico da moto.

Os modelos que tem partida no pedal, a bateria serve para ajudar na faísca da vela, para colocar o motor em funcionamento, acender os faróis e lanternas e se houver injeção eletrônica tem que manter a bomba de combustível em ação junto com os sensores e atuadores do sistema.

E a bateria necessita de cuidados especiais no frio e a melhor recomendação é não deixar a motocicleta parada. O ideal é rodar com a moto pelo menos uma vez por semana. Para que a bateria tenha carga, é imprescindível que esteja em boas condições. Além da bateria, é preciso se certificar de que os cabos de conexão da bateria também estejam em boas condições. 

Confira algumas dicas da Heliar Moto para fazer uma manutenção preventiva na bateria da sua motocicleta para você não ter surpresas na hora do passeio por falhas na bateria. E vale ressaltar que motocicletas com sistema de injeção eletrônica de combustível não devem ser ligadas no empurrão com a marcha engatada – no famoso tranco – porque a bomba de combustível não estará atuando e é bem alta a chance da sua máquina não funcionar, e ainda pode ocorrer algum dano grave no motor.

Para preparar sua bateria para o inverno é sempre bom inspecionar os cabos e fixadores da bateria. Se necessário, limpe os terminais com uma escova dura, uma lixa fina ou spray limpa contato. Aplique graxa dielétrica ou spray anticorrosivo nos pinos e conectores do terminal para evitar corrosão. O pessoal do litoral aplica uma dose generosa de vaselina nos terminais para evitar a oxidação e o truque caseiro tem um ótimo resultado. Certifique-se que os cabos e seus invólucros estão em boas condições e os conectores estão presos firmemente à bateria.

Se a bateria não for uma unidade selada, verifique os níveis do eletrólito, usando água destilada para completar as células que apresentem nível abaixo do indicado na caixa da bateria. Tenha cuidado para não sobrecarregar o invólucro e sempre utilize luvas nas mãos e óculos de proteção.

Com a chave da moto na posição desligada, conecte um multímetro na bateria e verifique se o estado de carga for superior a 12,7 volts, então bateria está em ótimo estado. Abaixo de 12,30 volts, significa necessidade de recarga. Se, após uma recarga, a tensão da bateria permanecer abaixo desse número, a recomendação é trocá-la.

Caso precise comprar uma bateria nova, escolha uma que atenda às classificações recomendadas no manual do proprietário para o modelo específico da sua motocicleta.

Apenas substituir ou recarregar a bateria quando ela apresenta falhas pode não resolver o problema. Nesse caso, é necessário avaliar se há algum defeito na parte elétrica da moto, identificando o que fez a bateria perder a carga. Em muitos casos um equipamento não original instalado, como um alarme, pode estar roubando carga. 

Antes de trocar a bateria por uma nova avalie se outros componentes, como estator ou retificador de corrente estão funcionando adequadamente e enviando a carga correta para a bateria dentro das especificações do fabricante da moto. Caso contrário, mesmo uma bateria nova poderá apresentar problemas em curto prazo.

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A bateria original da moto dura, em média, entre três a quatro anos, mas depende, principalmente, de como a motocicleta é utilizada. A instalação de acessórios também pode reduzir a durabilidade e a carga da bateria, por isso é recomendado consultar o Manual do Proprietário ou um eletricista mecânico para se certificar que a bateria da sua moto tem capacidade para receber mais acessórios.

Com essas recomendações é bem provável que você não vá ter problemas com a bateria da sua motocicleta. Por isso, supervisione sua máquina mensalmente, confira também a calibragem dos pneus, a tensão da corrente de transmissão e ajuste dos freios. E bom passeio.

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