Card image
Especiais
Quiz: motos com motores de seis cilindros

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/04/2020
  • Atualizado: 20/04/2020 às 11:59
  • Por: Willian Teixeira

Hoje o tema do nosso quiz são motos com motores de seis cilindros. Elas são raras, mas existem! Atualmente esse tipo de motor é utilizado em motocicletas como BMW K 1600 GT, BMW K 1600 GTL e Honda Gold Wing. Essas usinas também fizeram história em máquinas icônicas, como Benelli Sei 750, Honda CBX, Kawasaki Z1300, além de projetos ousados, como Horex V6 ou a exclusiva FGR Midalu 2500 V6.

Para que um motor entregue maior potência e tenha um funcionamento mais liso e livre de vibrações, o número de cilindros é peça fundamental na arquitetura do motor, conforme o uso a que se destina e o espaço para a instalação. Motores com vários cilindros podem ter a arquitetura de distribuição em linha, em V ou ainda contrapostos, o tipo Boxer, muito conhecido por equipar, principalmente as famosas motos da alemã BMW da família R, como a R 1250 GS e a japonesa Honda Gold Wing 1800.

Benelli Sei 750 tem motor de seis cilindros
Benelli Sei 750 é uma moto com motor de seis cilindros (Divulgação)

A grande vantagem na utilização do motor de seis cilindros nas motos é o conforto obtido com o funcionamento com o mínimo de vibrações, bem como o excelente torque em baixas rotações, por isso ele equipa motos de grande cilindrada voltadas para o turismo. Atualmente, encontramos motocicletas com motores de seis cilindros de diferentes configurações, com o seis cilindros em linha equipando as motos da família K 1600 GT da alemã BMW e o seis cilindros contrapostos, tipo Boxer, que equipam as Honda Gold Wing 1800.

São motocicletas luxuosas e puramente de turismo, de porte avantajado, super dimensionadas e sofisticadas em vários aspectos, para oferecer máximo desempenho e conforto ao rodar. A principal característica em ambas as configurações é que são cheios de torque na faixa entre baixas e médias rotações e aguentam carregar muita carga numa boa, como os diversos acessórios de conforto, garupa e malas. Essas motocicletas pesam quase 400 kg e a capacidade de carga máxima que elas podem carregar chega a quase 300 kg, entre piloto, garupa e bagagem.

A gigante Honda Gold Wing e seu motor de seis cilindros opostos (Renato Durães)

O seis cilindros Boxer tem ainda como vantagem o baixo centro de gravidade do conjunto, pois os cilindros e cabeçotes estão para baixo, deixando o peso mais próximo ao chão, proporcionado assim, maior estabilidade e agilidade para a gigante Honda Gold Wing de 370 kg.

Que tal testar seus conhecimentos sobre motos com motor de seis cilindros? Topa o desafio? Boa sorte!

Veja também:
Quiz: teste seus conhecimentos sobre a Kawasaki

Rumor: Honda estuda Rebel com motor da Africa Twin
Renomadas no exterior, desconhecidas no Brasil (parte 2)

A MOTOCICLISMO 268 já está disponível nas bancas e em plataformas digitais como GoRead e RevistariaS! Tem tudo sobre a nova família CB 650 da Honda, Ducati Diavel 1260S, Dafra Citycom HD 300, além de uma entrevista exclusiva com Sonia Harue sobre os planos e perspectivas da Kawasaki para o Brasil! Garanta já seu exemplar físico ou digital e boa leitura!