Motos mais vendidas
Especiais

Faixa azul: testamos a nova via exclusiva para motos

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/03/2022
  • Por: Redação

No dia 25 de janeiro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aproveitou a ocasião do aniversário de 468 anos de São Paulo e inaugurou a Faixa Azul, passagem destinada às motos que foi instalada na Avenida 23 de Maio e vai da Praça da Bandeira até o Complexo Viário João Jorge Saad, no sentido Aeroporto.

Só para dar um spoiler, na revista MOTOCICLISMO de número 291 você vai ver mais dados sobre este projeto no texto de Raul Fernandes Jr., nosso colunista. O novo corredor está posicionado entre as duas faixas à esquerda da via, local onde as motos já trafegam, mas em um espaço delimitado de 90 cm de largura.

No último final de semana, tive a oportunidade de testar essa passagem exclusiva feita para dar fluidez ao trânsito daquela região e também levar mais segurança aos motociclistas.

A princípio, confesso que fiquei um tanto cético em relação à sua real colaboração, mas depois de usá-la por duas vezes no mesmo dia em horários diferentes para enfrentar situações com maior movimentação de veículos e, na sequência, em um período mais tranquilo, pude ter a exata noção do seu benefício para quem usa as motocicletas no seu dia a dia por ali.

Faixa Azul: pontos positivos e negativos

Percebi que com a criação da Faixa Azul, os motoristas dos carros têm uma dimensão melhor da sua distância entre as faixas normais e as motos. Me senti bastante seguro enquanto pilotava pelo espaço demarcado preferencialmente para nós, pilotos de duas rodas.

Sabemos que este é um projeto com prazo de duração para ser avaliado (cerca de 2 anos), porém, as primeiras impressões são animadoras. Um ponto de atenção é a velocidade que os motociclistas aplicam enquanto estão trafegando pela Faixa Azul. Em situações com o trânsito mais carregado, o excesso pode ser perigoso e causar acidentes.

Teremos esse período de 24 meses para testar a usabilidade da Faixa Azul e comparar os números gerais sobre sua utilização. Se aprovada, é possível que mais espaços como este sejam criados pela cidade de São Paulo e até que a ideia se espalhe pelo Brasil.

Confesso que para uma primeira experiência, saio animado de ter enfrentado esta saga. Tudo que for feito em prol do motociclista, gerando mais segurança e facilidade para o ir e vir das nossas máquinas, é sempre bem-vindo.

  • Faixa Azul

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado