Especiais
  • 31/12/2021
Conheça a história da R 32, a primeira motocicleta da BMW

3 Minutos de leitura

  • Publicado:
  • Por: Guilheme Derrico

No outono de 1923, a BMW Motorrad participou do Salão do Automóvel de Berlim e apresentou uma novidade, expondo sua primeira motocicleta, a BMW R 32. Considerada um marco na história da marca, o modelo foi projetado pelo designer-chefe Max Friz e apresentava soluções detalhadas e incomuns para a época.

A R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pelo BMW Group, até então, a empresa fornecia apenas motores. O primeiro carro BMW só seria lançado em 1928. O modelo introduziu vários conceitos usados até hoje pela BMW Motorrad.

Nem precisamos dizer que a máquina fez muito sucesso entre o público! Mesmo estreando no universo das motos, a BMW R 32 era equipada com recursos de ponta. Ela vinha equipada com um motor boxer de dois cilindros posicionados transversalmente em relação ao chassi. Somado a isso, usava eixo cardã para transmitir a força para a roda traseira, tecnologia que ainda é utilizada usada pelo fabricante alemão.

BMW R 32 fez uma legião de fãs na época

A BMW R 32 ganhou a admiração dos apaixonados por motos devido à manutenção da transmissão, que era bem mais fácil do que a exigida pelas correntes ou correias usadas em outras motos. A mecânica trazia, ainda, avanços no motor e no câmbio.

Além disso, outra característica marcante foi seu motor de 500 cm³ e 8,5 cv. Como os cilindros eram refrigerados a ar, o posicionamento voltado para as laterais permitia melhor refrigeração deles.

O funcionamento também era mais suave, sem tantas vibrações. A posição mais baixa dos cilindros permitia, ainda, diminuir o centro de gravidade. Pesando 122 kg, o conjunto com quadro tubular duplo e braço oscilante dianteiro permitia uma velocidade máxima de 95 km/h.

E aí, gostou de saber um pouco sobre essa relíquia? Para conferir mais detalhes, veja o vídeo da R 32:

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

  • BMW R 32 foi a primeira moto produzida pela marca alemã

Conteúdo Recomendado

Comentários