Card image
Especiais
Aprilia lança exclusiva RSV4 X para apenas 10 felizardos

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/09/2019
  • Atualizado: 11/09/2019 às 15:55
  • Por: Alexandre Nogueira

A Aprilia iniciou suas atividades como fabricante de bicicletas logo após a segunda guerra mundial, em 1945, na cidade de Noale, uma pequena província de Veneza. Os primeiros ciclomotores chamados Colibri, Daniela e Packi, surgiram em 1968 com motores de 2 tempos de 50 cilindradas.

A partir de 1970, a Aprilia começou a fornecer primeiramente motocicletas de motocross, vencendo inclusive o campeonato italiano de motocross em 1977 nas categorias 125 e 250 cilindradas. Em 1980, a Aprilia introduziu em sua linha, motocicletas de enduro, trial e roadster, com uma gama de motores de 50 até 600 cilindradas. Nos anos 90, chegam a Pegaso, derivada das motocicletas aventureiras do rali Paris Dakar, os primeiros scooter Amico, Leonardo e Gulliver e as esportivas RS 125 e 250 com motores de 2 tempos.

Aprilia RSV4 X: apenas 10 unidades (Divulgação)

Veja também:
Suzuki Hayabusa 2020 chega com novas cores e grafismos
Triumph Rocket III: nova geração é apresentada oficialmente
Yamaha YZF-R3: pequena esportiva surpreende pilotos profissionais

No final dos anos 90, chega aquela que seria para sempre o ícone da marca, a Aprilia RSV Mille, uma superbike equipada com um motor V-Twin a 60 graus Rotax de 998 cm³.

O lendário ícone RSV Mille de 1998 (Divulgação)

A RSV4 surgiu em maio de 2008, equipada com o famoso motor V4 de 996,6 cm³ capaz de entregar 180 cavalos de potência, marcando o início da produção da primeira motocicleta da marca equipada com motor de quatro cilindros. Ela marca também o início da marca italiana no Campeonato Mundial de Superbike.

A primeira geração da RSV 4 (Divulgação)

Após diversas modificações e aprimoramentos, sempre utilizando a máxima tecnologia adotada nas pistas de competição, onde a marca faturou três vitórias, a fabricante de Noale disponibiliza uma série limitada a apenas 10 unidades de uma máquina totalmente exclusiva e especial, a melhor e mais potente de todos os tempos, a nova Aprilia RSV4 X, com preço de $ 40.000 euros.

Aprilia RSV4 X: motor V4 de 222 cavalos para 165 kg de peso! (Divulgação)

A Aprilia RSV4 X é praticamente uma réplica exata da motocicleta que compete no Mundial de Superbike e vem recheada de tecnologia de ponta, com uma carenagem completa em fibra de carbono, bem como um tanque de combustível e um sistema de escapamento em titânio da Akrapovic para aliviar peso. O motor V4 de 1.078 cm³ capaz de entregar 222 cavalos de potência, vem com um novo cabeçote com novos comandos de válvulas mais agressivos, novas molas e nova tampa. O peso total da RSV4 X é de apenas 165 kg a seco.

Aprilia RSV4 X é réplica do Mundial SBK (Divulgação)

Interessante é o sistema de câmbio que tem a posição neutra abaixo da 1ª marcha, permitindo trocas de marchas mais rápidas e sem a possibilidade de erro ao passar da 1ª para a 2ª nas arrancadas ou saídas de curvas.

Aprilia RSV4 X apenas para as pistas (Divulgação)

A Aprilia RSV4 X é a primeira motocicleta do mercado a vir equipada com o mais novo sistema de freios da italiana Brembo, com as novas pinças GP4-MS casadas com o cilindro mestre radial 19×16 e os novos discos T-Drive, o supra sumo em sistema de freios, com tecnologia da MotoGP.

Aprilia RSV4 X traz o máximo em tecnologia eletrônica e aerodinâmica (Divulgação)

O primeiro piloto a ter o privilégio de testar e adquirir um exemplar da RSV4 X é o piloto italiano duas vezes campeão do mundo pela marca, Max Biaggi, que prontamente levou a nova máquina para o tradicional circuito italiano de Mugello e ao final dos testes garantiu que a emoção e as sensações da Aprilia RSV4 X são exatamente iguais às de uma legítima motocicleta de corrida.

Max Biaggi em ação em 2010 (Divulgação)

Andrea Iannone, piloto da Aprilia Racing Team Gresini, que compete atualmente na MotoGP, também adquiriu um exemplar e vai recebê-la em breve na loja da Aprilia Racing, na Itália, juntamente com os outros oito felizardos.