Card image
Especiais
Coluna do Baubeta: a importância da história da motocicleta no Brasil

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/03/2020
  • Por: Ismael Baubeta

A história é contada através de fatos documentados das mais diferentes maneiras. Documentos de jornais e revistas, fotos e objetos pessoais trazem à tona acontecimentos do passado. Com a história da motocicleta é a mesma coisa, só que no Brasil o motociclismo tinha seus documentos históricos pulverizados país afora, nas mãos de algumas federações, de famílias de pessoas que efetivamente fizeram parte da história da motocicleta nacional, de alguns jornalistas, fotógrafos e outros amantes do motociclismo, além das garagens de alguns apaixonados colecionadores de motos.

Edgar Soares (de camiseta branca) e Franco Bezzi (segurando o capacete), ícones dos anos 1940 e 1950. O primeiro foi criador da esquina do veneno em SP e Franco era filho de Luiz Bezzi, multicampeão brasileiro e fundador do Santos Moto Clube

Veja também:
Projeto Motostory: Histórias reveladas
Projeto Motostory: os deliciosos anúncios de moto dos anos 1940
Honda alcança 400 milhões de motos produzidas no mundo

Se a história de nosso planeta e da humanidade depende também de paleontologistas e suas escavações para descobrir fósseis, ossadas e objetos de outras eras, para saber o que acontecia no passado remoto, aqui no Brasil documentar a história da motocicleta também é trabalho árduo e, além de depender de profissionais do meio, depende também da boa vontade de gente que tem ou teve alguma ligação com o motociclismo e motociclistas.

Aermacchi Harley-Davidson de 1963 exposta no Museu de Socorro

Fatos e documentos

Geralmente pessoas que conviveram com as motos, seja por conhecer algum apaixonado pelas motocicletas ou por acompanhar eventos e acontecimentos relacionados às motos podem, às vezes sem querer, ter arquivos importantes sobre o motociclismo. Profissionais da época ligados às motos como importadores, lojistas e os próprios motociclistas podem ter com seus familiares documentos históricos.

Alguns dos homens mais importantes da motovelocidade no Brasil nos anos 1970 e 1980. Conhece algum deles? (arquivo Motostory)
Anúncio do importador Harley-Davidson da época enaltecendo a vitória de uma HD na corrida SP-Ribeirão Preto-SP. Quem venceu foi Antonio Lage, cliente e amigo João Gual, o (importador HD)

Pois bem, o Carlãozinho Coachman (que já ocupou a cadeira de editor da revista MOTOCICLISMO) idealizou o projeto Motostory com seu pai Carlão, hoje no mundo espiritual. Pode-se dizer que a história da motocicleta no Brasil passa pelas mãos do Carlãozinho, responsável por pesquisar, localizar, entrevistar todos os vivos, seus descendentes registrando e catalogando tudo. Fotos e os mais variados tipos de documentos como: de relação de inscritos nas competições e fichas de inscrição do início do século XX, passando por anúncios das lojas de motos dos anos 1940 às fotos oficiais e pessoais (às vezes esquecidas pelas famílias em álbuns embolorados).

Uma exposição importante

Para falar com o Carlãozinho e conhecer um pouco mais da história da motocicleta no Brasil, fui até a cidade de Socorro, no interior de São Paulo, conhecer a exposição do Motostory, Duas Rodas e uma Nação.

No museu da cidade de Socorro foram expostos alguns exemplares de motos que, de alguma forma, marcaram a história da motocicleta no Brasil, motos raras, troféus, capacetes e muitas fotos contaram aos visitantes um pouco dessa história.

As motos foram emprestadas por colecionadores que sabem da importância do trabalho do Motostory e querem contribuir para manter a história da motocicleta viva. Os objetos emprestados como troféus, capacetes e mobiliário chegaram por intermédio de familiares que os mantém como lembrança ou patrimônio familiar. Alguns objetos e documentos fazem parte do acervo do projeto Motostory e também chegaram por doação.

Você pode ajudar a contar essa história

O Motostory segue incessantemente à procura de coisas que ajudem a contar mais histórias da motocicleta no Brasil. Você pode contribuir com fotos, documentos ou qualquer objeto antigo relacionado ao mundo da moto que possa ter em casa, seja um álbum de fotografias, documentos (que podem ser emprestados para digitalização e depois serão devolvidos), peças de moto, enfim, qualquer antiguidade ligada à motocicleta será bem-vinda.

Você gostaria de ajudar o Motostory?

Se quiser contribuir com a história da motocicleta mande uma mensagem para o Motostory pelo Facebook, ou envie um e-mail para carlaozinho@motostory.com.br. Saiba mais sobre o projeto em www.motostory.com.br.

Todas as fotos deste artigo são do arquivo Motostory.