Card image
Especiais
A família Pro Honda cresceu! Mais proteção para você e sua moto

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/12/2020
  • Por: PUBLIEDITORIAL

A Honda acaba de ampliar sua linha de lubrificantes e fluidos com quatro novos produtos, para oferecer maior eficiência e proteção a componentes fundamentais da sua motocicleta, como o sistema de freios, de suspensão, direção e a relação final (corrente, coroa e pinhão), todos desenvolvidos para uma pilotagem mais segura e maior durabilidade de sua motocicleta.

Conceitos e preconceitos

Todo bom motociclista tem que zelar pelo bom funcionamento e conservação de sua motocicleta, mas quando o assunto é manutenção preventiva, muitos só lembram do motor e se preocupam somente com a troca de óleo. Por outro lado, uma grande parte desses mesmos motociclistas esquece de fazer a substituição do fluido dos freios ou do fluido das bengalas de acordo com o manual do proprietário. Tão importante, quiçá ainda mais, quanto a substituição do óleo do motor para a boa conservação da motocicleta é a troca dos demais fluidos e lubrificantes, o que ainda garante mais segurança na pilotagem.

Por que trocar o fluido de freio

Um dos mais importantes sistemas da motocicleta é, sem dúvida, o de freios, afinal dele depende a parada da motocicleta em qualquer situação, mas principalmente nas frenagens de emergência, onde sua falha pode ocasionar um acidente, ele garante sua segurança. O fluido de freio está diretamente ligado à eficiência dos freios, e o calor natural do atrito no sistema durante as frenagens pode causar mau funcionamento e perda de eficiência, caso ele esteja velho ou contaminado, principalmente, por umidade, fatores que invariavelmente acontecem com o tempo e o uso prolongado.

Por isso é necessária a limpeza e a troca do fluido uma vez por ano, mesmo que sua moto esteja parada, pois a umidade do ar penetra no sistema e vai contaminando o fluido, afetando sua capacidade de fazer a pressão necessária nos pistões das pinças para frear sua moto.

O fluido dos garfos também é fundamental

Assim como uma corrente depende de todos os seus elos íntegros para que seja forte e resistente, na moto um excelente e bem cuidado sistema de freios não funcionará com toda a pegada de que dispõe se as suspensões não estiverem bem equilibradas. Para isso é necessário que elas estejam bem reguladas e, no caso dos garfos dianteiros, tenham também o fluido correto e com todas as suas propriedades inalteradas. Caso contrário, o forte sistema de freio perderá eficiência, já que a roda dianteira (responsável pela frenagem da motocicleta) perderá contato com o solo e poderá ocasionar seu travamento e perda de controle da motocicleta.

O fluido para suspensão também tem validade por tempo ou quilometragem e deve ser substituído a cada 20 mil quilômetros (ou de acordo com o manual de sua motocicleta).

Cuide bem da corrente de sua moto

A transmissão da motocicleta, está sujeita a receber água e sujeira, agentes que combinados são corrosivos e detonam principalmente a corrente, e, sem ela, de nada vai ter adiantado trocar o óleo do motor ou da suspensão, a moto não vai sair do lugar, a menos que você empurre. Daí a importância de utilizar um lubrificante que seja capaz de penetrar e aderir nos elos além de repelir água e evitar acúmulo de sujeira, só assim a corrente durará mais quilômetros.

Cuide da coluna da moto

Para que a coluna da direção não se torne uma preocupação para o motociclista, é recomendado realizar a manutenção preventiva, de acordo com o manual do proprietário de sua Honda. Isso envolve desmontagem, limpeza e engraxamento de seus rolamentos, serviço realizado a fim de evitar surpresas desagradáveis no trânsito da cidade ou na estrada.

PRO HONDA FLUÍDO PARA FREIOS DOT4
O Pro Honda Fluido para Freios DOT4 é um sintético para freios, de alto desempenho, desenvolvido para alta performance na frenagem em altas velocidades e temperatura.

PRO HONDA FLUÍDO PARA SUSPENSÃO SAE 10W
O fluido hidráulico para garfos telescópicos com cartucho, ou do tipo padrão, tem aditivos que evitam formação de espuma e permitem excelente fluidez dentro dos compartimentos dos garfos, absorvendo choques com mais eficiência. Protege os retentores contra o desgaste e assegura uma condução mais segura e confortável. Proporciona operação constante do amortecedor em ampla faixa de temperaturas, podendo ser usado em qualquer condição, em estradas, competições e off-road.

  • A família Pro Honda cresceu! Mais proteção para você e sua moto
  • A família Pro Honda cresceu! Mais proteção para você e sua moto
  • A família Pro Honda cresceu! Mais proteção para você e sua moto
  • A família Pro Honda cresceu! Mais proteção para você e sua moto

PRO HONDA ÓLEO PARA CORRENTE DE TRANSMISSÃO SAE 90
Óleo lubrificante para correntes de transmissão repele a água e a umidade e evita o acúmulo de poeira e impurezas. Possui ação penetrante, protegendo os elos da corrente contra a corrosão e o desgaste e permitindo maior vida útil para a corrente. Desenvolvido a partir da fórmula SAE 90 de alto desempenho para engrenagens, garante proteção em condições extremas. Resiste a cargas elevadas, altas velocidades e temperaturas.

PRO HONDA GRAXA PARA MOTOCICLETAS
Graxa de complexo de lítio de alto desempenho e estabilidade. Desenvolvida para manutenção na coluna de direção, evita desgaste pelo atrito e aumenta a vida útil dos componentes.

Agora que você sabe da importância dos lubrificantes e fluidos de sua moto já pode ir até a concessionária Honda de sua preferência e agendar as trocas que estiverem em tempo de serem feitas. Lembre-se de que alguns dos serviços podem ser feitos e acompanhados no Serviço Expresso Honda.

Para mais informações acesse: www.honda.com.br/pos-venda/motos/

Conteúdo patrocinado / Pro Honda Fluídos e Lubrificantes

Comentários