Card image
Competições
Único brasileiro das motos no Dakar 2020 estará no Sertões

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/05/2020
  • Por: Willian Teixeira

Considerado o maior rali das Américas, o Sertões estava marcado para acontecer no meio do ano, mas por conta da pandemia do coronavírus foi adiado para o mês de novembro. E o piloto paranaense Lincoln Berrocal, único brasileiro a disputar único brasileiro a disputar o Rally Dakar em 2020 na categoria das motos, confirmou sua participação na prova.

“É uma alegria poder retornar ao Sertões, competição que conheço de perto desde o início dos anos 2000. No ano passado eu enfrentei problemas na etapa maratona e acabei perdendo 12 horas, o que me custou posições na classificação final, mas a experiência foi importante ao desafio que tive alguns meses depois: o Dakar 2020, na Arábia Saudita”, destaca Berrocal, que mais uma vez vai disputar a prova com apoio da Pro Tork, uma das patrocinadoras oficiais do Sertões 2020.

Aos 61 anos, o brasileiro, que é atleta amador e empresário, completou o maior rally do mundo na 67ª colocação do ranking geral das motos, com mais de 19 horas de atraso em relação ao campeão do Dakar 2020, o norte-americano Ricky Brabec.

Lincoln Berrocal, único brasileiro do Dakar 2020 nas motos, estará no Sertões em 2020
Lincoln Berrocal, o único brasileiro do Dakar nas motos, vai correr o Sertões este ano (Divulgação)

Além do experiente piloto, a empresa paranaense também apoia os pilotos Rafael Espíndola e Emerson Loth. O primeiro é o atual campeão da categoria Rally Brasil, e vai em busca de mais um título. “Apesar de diminuir a intensidade dos treinamentos por  conta da quarentena, sigo com atividades físicas diárias, com exercícios básicos e bicicleta, para atingir o melhor desempenho possível” revela Espíndola.

Rafael Spindola se prepara para correr o Sertões mais uma vez
Rafael Spindola parte para mais uma edição do Sertões (Fotop)

Já Loth, que também é conhecido pelo apelido de “Bombadinho”, fará sua estreia no Sertões em 2020. “Tenho estudado muito o evento, seu roteiro e características. Vou focado em fazer uma boa prova, mas sei que será uma pedreira e tanto, disputada em altíssimo nível. E é claro que estou ansioso, né? Acredito que participar é um sonho de praticamente todos os pilotos do Brasil, independente da sua categoria ou modalidade”, comenta o piloto, que é tetracampeão Brasileiro de Enduro de Regularidade.

Emerson Loth, o bombadinho, estreia no Sertões em 2020
Tetracampeão Brasileiro de Enduro de Regularidade, o fluminense Emerson Loth fará sua estreia no Sertões em 2020 (Angelo Savastano)

Sertões 2020 terá largada em São Paulo

O Sertões terá sua largada na capital São Paulo depois de 18 anos afastado do maior centro econômico da América Latina. Da megalópole os competidores partem em direção ao Ceará, encarando cerca de cinco mil quilômetros de desafios, terra, pedras e poeira.

Lincoln Berrocal passa por rio no Sertões
Lincoln Berrocal durante Sertões 2019 (Fotop)

A prova, que estava prevista para acontecer entre 14 e 23 de agosto, foi adiada para novembro por causa do coronavírus. Agora, a largada será na capital paulista em 7 de novembro, e a chegada será em 15 de novembro na Vila Preá, perto da entrada do Parque Nacional de Jericoacoara no Ceará.

Até o final de abril, o Sertões 2020 contava com mais de 150 competidores inscritos em todas as categorias. Com o adiamento da largada para novembro, a organização estima que o recorde de inscrições da prova pode ser quebrado. O prazo se encerra em 7 de outubro.