Card image
Competições
SuperBike Brasil 2021 foca na formação de pilotos

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/05/2021
  • Por: Willian Teixeira

A temporada 2021 do SuperBike Brasil começa neste final de semana em Interlagos. O campeonato terá oito provas realizadas em quatro circuitos, sendo cinco no autódromo paulistano e as outras três em Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Potenza (MG).

Marcelo Pinto, diretor administrativo do autódromo de Interlagos – que é o principal palco do SuperBike Brasil – se diz confiante para mais um ano de competições. “Estamos contentes e confiantes para mais uma temporada, seguindo todas as medidas sanitárias e de segurança à risca, teremos um grande espetáculo”. Vale ressaltar que por conta da pandemia da Covid-19 a primeira etapa do campeonato ainda terá de ser realizada com portões fechados.

Para esta temporada, a categoria tem mudanças e mais pilotos do que em relação ao ano passado. As categorias do SuperBike Brasil 2021 estão segmentadas em oito divisões:

– SBK PRO: a principal categoria do SuperBike Brasil e elite da motovelocidade nacional. Nela também competem pilotos da EVO, categoria com pilotos experientes e que andam em um tempo muito próximo ao da PRO.
– SBK Light: com pilotos experientes e que pilotam em um tempo muito próximo ao da categoria principal. Nesta classe também há a participação de pilotos da EVO e da Master, composta por pilotos com mais de 40 anos;
– SuperSport 600CC: categoria com pilotos em seu primeiro ano na motovelocidade ou com tempo acima de 1:50.000;
– Copa Pro Honda CBR 650R: classe monomarca onde todos os competidores utilizam a esportiva de média cilindrada da Honda;
– Ninja 400 Cup Pro: categoria monomarca onde pilotos competem com a motocicleta da Kawasaki que a batiza;
– SuperSport 400: classe para competidores com motos de 400 cilindradas;
– SuperBike Escola: para pilotos sem experiência em competições ou que não possuem índice de tempo para andar na Light.
– Honda Junior Cup: a categoria-escola para pilotos de 8 a 16 anos de acesso parte para sua nona temporada, seguindo a premissa de revelar novos talentos para a motovelocidade brasileira.

Copa Pro Honda CBR 650R parte para sua segunda temporada em 2021 (Ricardo Santos/Mundo Press)

Veja também:
Italjet chama Dovizioso para desenvolver Dragster
MotoGP: Ducati renova com Miller e fecha dupla para 2022
Confira a programação e onde ver na TV o GP da Itália de MotoGP

Segundo Bruno Corano, o foco do evento na formação de novos pilotos será ainda maior. “Estamos muito focados, daqui para frente, em dar muita ênfase nas categorias de formação de base. Muita coisa está sendo feita na Júnior, pois isso é uma preocupação muito grande do SuperBike, que é formar as próximas gerações de pilotos”, ressalta o idealizador do SuperBike Brasil que também disputa o campeonato nas categorias PRO e EVO.

O atual tetracampeão do SuperBike Brasil PRO é Eric Granado, mas o piloto está fora do campeonato em 2021, concentrando seus esforços na MotoE e no Espanhol de SuperBike. A Honda também revisou a sua relação com o campeonato, deixando de ter equipe oficial na PRO para concentrar seus esforços na Junior Cup e na Copa Pro Honda CBR 650R.

Além de idealizador e fundador, Bruno Corano também compete no SuperBike Brasil (Divulgação/SuperBike Brasil)

A organização do SuperBike Brasil destaca que o número de pilotos aumentou em relação a 2020, passando de 115 no ano passado para 150 este ano. Bruno Corano afirma que esse crescimento é surpreendente, mas segue torcendo para que o cenário melhore ainda mais no futuro. “Por mais que ainda estejamos em pandemia, o evento segue firme e forte e vamos passar por essa fase. O número de pilotos, comparado ao ano anterior, já voltou a crescer, por mais que ninguém esperasse. Estamos confiantes que as coisas irão retomar”, explica Bruno.

Temporada 2021 do SuperBike Brasil começa neste final de semana e terá oito etapas (Luca Capresti/SuperBike Brasil)

A programação da primeira etapa teve início ontem, dia 27 de maio, com a realização de treinos extras. Hoje, dia 28, serão realizados os treinos livres, enquanto no sábado (29) acontecem as classificatórias. As corridas estão marcadas para domingo, dia 30, com transmissão via YouTube. A prova da Copa Pro Honda CBR 650R será transmitida pela Rede TV! a partir de 12h15.

Honda Junior Cup parte para sua sexta temporada (Ricardo Santos/Mundo Press)

Conteúdo Recomendado

Comentários