Card image
Competições
Sertões 2020 tem nova data por causa das eleições

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/07/2020
  • Por: Willian Teixeira

Mais uma vez o Sertões 2020 teve de mudar sua data de início, dessa vez por conta do novo calendário eleitoral. Com a realização do primeiro turno municipal confirmado para o dia 15 de novembro, o maior rally das Américas foi obrigado a realizar uma nova mudança em seu calendário.

A data anterior era de 7 a 15 de novembro, mas por conta da logística que envolve a prova e a distribuição de urnas eletrônicas para as eleições fez com que o Sertões tivesse sua realização antecipada para o período entre 31 de outubro e 8 de novembro.

Sertões 2020 tem nova data por causa das eleições
Tunico Maciel, atual campeão do Sertões nas motos (Mundo Press)

Veja também:
Gabriel Andrigo escolhe categorias do Loretta Lynn’s
Motul fecha patrocínio ao Sertões e batiza categoria Self
MOTOCICLISMO lança parte 2 do especial Pilotagem Segura

A nova data foi estabelecida após consulta com as autoridades públicas e esportivas (CBA e CBM). Ela implica em um esforço extra da organização da prova, porem garante as melhores condições para que o Sertões 2020 seja realizado sem riscos ou inconvenientes para seus participantes e pessoas que recebem a caravana pelo Brasil.

Para Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, organizadora do Sertões, não seria coerente realizar um evento que promove tanto a pátria em um período que pode interferir em um dever do cidadão, que é votar. “Com essa mudança a prova não interfere na logística de transportes das urnas eletrônicas pelas estradas onde vamos passar, nem na vida das cidades onde vamos chegar, e todos poderão voltar para casa afim de votar. Precisamos respeitar as eleições, o maior momento de uma democracia como a nossa.”, destaca o executivo.

Sertões 2020 tem nova data por causa das eleições
Sertões 2020 acontece de 31 de outubro a 8 de novembro (Doni Castilho / Sertões)

A organização considerou fatores como o transporte das urnas eletrônicas, que pode ocupar estradas reservadas para algumas das especiais, trechos cronometrados, da prova. Outro fator relevante é o impacto da presença da caravana Sertões, de quase 2 mil pessoas, em duas cidades pequenas no final de semana da eleição – os municípios cearenses de Cruz (Preá) e Jijoca (Jericoacoara) -, local da chegada, que causaria dificuldades extras para as pessoas que votam nestes locais.

Também foi considerada a logística para a volta das pessoas que precisam votar em seus domicílios após a prova, algo que ficaria comprometido se a data anterior fosse mantida.

A antecipação do Sertões 2020 para o final de outubro atende aos anseios de pilotos, navegadores e equipes, que não vêm a hora de voltar a competir. Ela não compromete em nada o protocolo de segurança sanitária que o Sertões estabeleceu para proteger a saúde dos organizadores, competidores e sobretudo da população das cidades por onde a prova irá passar.