Card image
Competições
MotoGP: calendário provisório para 2020 é divulgado

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/08/2019
  • Atualizado: 28/08/2019 às 12:13
  • Por: Willian Teixeira

Saiu o calendário provisório da temporada 2020 do Mundial de Motovelocidade! Com 20 corridas, a principal novidade é a inclusão do GP da Finlândia, no circuito de KymiRing. A pista está sujeita à homologação da Federação Internacional de Motociclismo, mas deve receber uma etapa do certame em julho do próximo ano.

Com a chegada da prova finlandesa, que será a 14ª da temporada, o GP da Tailândia passará para a abertura do campeonato, acontecendo na 2ª rodada, ainda no Chang International Circuit.

Calendário provisório para temporada 2020 conta com 20 etapas (Divulgação/Yamaha)

Veja também:
MotoGP: Rins bate Márquez na curva final e vence na Inglaterra
Lorenzo volta à MotoGP em Silverstone
MotoGP: Jack Miller renova com a Pramac para 2020

A abertura da temporada 2020 do Mundial de Motovelocidade está prevista para 8 de março no Catar. Na sequência ocorrem as etapas da Tailândia (22 de março), Austin (5 de abril) e Argentina (19 de abril).

A temporada europeia será aberta em 3 de maio no circuito de Jerez, na Espanha. Em seguida, Le Mans recebe o GP da França (17 de maio) e Mugello sedia o GP da Itália em 31 de maio. A etapa da Catalunha deve acontecer  em 7 de  junho, com o GP da Alemanha, em Sachsenring em 21 de junho. Na semana seguinte o certame vai à Holanda, para a prova em Assen.

Depois do tradicional circuito holandês, o estreante KymiRing, na Finlândia, será disputado em 12 de julho, a última prova antes das férias de meio do ano do Mundial de Motovelocidade. Caso o GP da Finlândia seja confirmado, o país voltará a sediar uma corrida da categoria pela primeira vez desde 1982.

Circuito finlandês sediou testes essa temporada, mas precisa do aval da FIM para ser confirmado no campeonato de 2020 (Divulgação/MotoGP)

Após a pausa do meio do ano, o campeonato será retomado em 9 de agosto, na República Tcheca. Na sequência, aparecem as etapas da Áustria (16 de agosto), Grã-Bretanha (30 de agosto), San Marino (13 de setembro) e Aragón, na Espanha (4 de outubro).

Na reta final do certame, o campeonato vai ao Japão para a prova em Motegi dia 18 de outubro. Na semana seguinte a Austrália sedia a etapa de Philip Island, e logo depois a Malásia realiza o GP em Sepang, dia 1º de novembro. Novamente fecha a temporada o circuito Ricardo Tormo, em Valencia.

Além das 20 etapas, estão previstas quatro sessões de testes de pré-temporada (Divulgação/Yamaha)

Os testes de pré-temporada serão realizados em quatro circuitos diferentes. Os primeiros já estão programados para 2019, dia 19 de novembro, logo após o encerramento da temporada, em Valencia. Na semana seguinte, as motos vão à Jerez para uma nova bateria de testes.

O circo da Motovelocidade será retomado em fevereiro de 2020, com testes em Sepang, na Malásia, marcados para dia 7 e no Catar, no circuito de Losail, dia 20.