Card image
Competições
Max Biaggi e Voxan juntos atrás de um recorde

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/07/2020
  • Por: Ismael Baubeta

Aos 49 anos, o ex-piloto da MotoGP Max Biaggi decidiu aceitar um novo desafio: bater o recorde mundial de velocidade sobre uma moto elétrica da marca francesa Voxan.

O italiano se juntou à Venturi, empresa francesa dedicada à fabricação de veículos elétricos com a marca Voxan para suas motos, e juntos iniciaram o desenvolvimento da Voxan Wattman, uma roadster eletrificada de 203 cv e pouco mais de 20 kgf.m de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4s originalmente.

A Voxan Wattman original, antes da preparação para o recorde.

Veja também:
Startup brasileira, Voltz, desenvolve scooter elétrico
Moto elétrica da Xiaomi atinge 100 km/h em 4 segundos
Moto elétrica anti-acidente é premiada na CES 2020

A Venturi tem muita experiência com veículos elétricos, eles já participaram na Fórmula E, e estão usando sua expertise na elaboração da Voxan Wattman que está sendo preparada para Max Biaggi.

A Wattman ganhou vários componentes novos para a façanha. Um chassi de treliça foi construído especialmente para dar maior rigidez ao conjunto, as bengalas invertidas deram lugar a uma suspensão dianteira de duplo braço horizontal, que lembra a das Bimota Tesi, e o motor foi anabolizado para render 367 cv. O responsável pelo desenho do bólido foi o designer francês Sacha Lakic.

Biaggi e a Voxan vão fazer a tentativa na categoria I.A1.B VII, para motocicletas eléctricas impulsionadas por ação de uma roda em contato com o solo, parcialmente aerodinâmica, com menos de 300 kg.

A tentativa deve acontecer no salar de Uyuni, na Bolívia. O recorde a ser batido por Max Biaggi e sua Voxan pertence a Ryuji Tsuruta que marcou 329,085 km/h montando uma Mobitec EV-02A.

O japonês Ryuji Tsuruta, a Mobitec EV-02A e equipe, detentores do recorde de 329,085 km/h.

O desafio foi reagendado por conta da pandemia e está previsto para julho de 2021. Vamos aguardar para ver se o ex-piloto da MotoGP e embaixador da Aprilia consegue o feito para a marca francesa!