Card image
Competições
Coronavírus adia etapas de MotoGP, MXGP e WSBK

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/03/2020
  • Atualizado: 12/03/2020 às 11:06
  • Por: Willian Teixeira

O surto de coronavírus segue provocando baixas em diversos eventos esportivos. Nas últimas horas, etapas de MotoGP, do MXGP e do WSBK precisaram ser remanejadas por causa de medidas preventivas que os países andam adotando por conta da pandemia. A Covid-19 surgiu na China e já registra, até o momento, mais de 118 mil casos em 114 países, com mais de 4 mil óbitos.

O Mundial de Motovelocidade já sofreu com o cancelamento da prova da MotoGP no Catar – apenas Moto3 e Moto2 correram em Doha – e teve o GP da Tailândia adiado para 4 de outubro. A temporada deveria começar no GP das Américas, em 5 de abril, mas a organização da prova também solicitou o adiamento por conta do Covid-19, assim como o GP da Argentina, que estava previsto para 19 de abril. Ambas as provas foram adiadas para o final do ano.

MotoGP 2020 começa em 5 de maio por causa do coronavírus
Temporada 2020 da MotoGP deve começar em 5 de maio, na Espanha (Divulgação)

Agora, a temporada 2020 da MotoGP deve começar com o GP da Espanha, em Jerez, dia 3 de maio. O GP das Américas, em Austin, foi adiado para 15 de novembro, enquanto o GP da Argentina acontecerá em 22 de novembro. Prova de encerramento do campeonato, a etapa da Comunidade Valenciana foi remanejada para 29 de novembro.

Ver essa foto no Instagram

UPDATE: New 2020 #MotoGP calendar 🗓

Uma publicação compartilhada por MotoGP (@motogp) em

O Mundial de Superbike (WSBK) teve as rodadas da Espanha e da França remanejadas para o segundo semestre por causa do Covid-19. Com as mudanças, a etapa espanhola, que estava prevista para ocorrer entre 27 e 29 de março, será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro. Já a rodada francesa, que prevista para ocorrer de 25 a 27 de setembro, foi remarcada de 2 a 4 de outubro. Até o momento, a rodada do Catar, que foi adiada pela organização na semana passada, segue em situação indefinida até o momento.

Coronavírus causa adiamento de duas etapas do WSBK
Três rodadas do Mundial de Superbike precisaram de novas datas por causa do coronavírus (Divulgação)

A pandemia de coronavírus também mexeu com o calendário do Mundial de Motocross. A etapa da Argentina, na Patagônia, cuja realização estava marcada para acontecer entre os dias 21 e 22 de março, precisou ser adiada para o segundo semestre, e será entre os dias 21 e 22 de novembro.

Marcadas para abril, as etapas da Espanha e de Portugal também foram adiadas. A prova espanhola, que seria entre os dias 18 e 19 de abril, será em 10 e 11 de outubro, enquanto a portuguesa, originalmente programada para 25 e 26 de abril, foi remanejada para 17 e 18 de outubro.

Com isso, o Mundial de Motocross será retomado em 10 de maio, com a etapa da França.

MXGP teve etapa adiada por causa do coronavírus
Etapa da Patagônia do Mundial de Motocross foi remanejada para novembro (Divulgação)