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Confira as novas regras da MotoGP

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/01/2013
  • Por: admin

<p>Durante uma reunião realizada no fim de dezembro, em Madrid, a comissão de Grandes Prêmios, composta por Carmelo Ezpeleta (Presidente da Dorna), Ignacio Verneda (Diretor Executivo de Esportes da FIM), Herve Poncharal (IRTA) e Takanao Tsubouchi (MSMA) na presença de Javier Alonso (Dorna), Mike Trimby (IRTA, Secretário da reunião), Paul Duparc (FIM) e Mike Webb (Diretor de Prova), tomou as seguintes decisões:</p>

<p>Efeito Imediato:<br />
 <br />
Foi reconhecida a necessidade de abordar o problema dos pilotos que estão constantemente sendo avisados, ou penalizados, por colocarem em perigo outros pilotos, ou por cometerem outras ofensas sérias, como ataques a comissários, ou outros oficiais. Para resolver este problema foi aprovado novo sistema de Pontos de Penalização. A Direção de Prova pode penalizar um piloto com determinado número de Pontos de Penalização de 1 a 10. Esta penalização pode ser aplicada no lugar de, ou em adição, a outra penalização. Os pontos são somados ao longo da temporada e quando se atinge determinados totais são aplicadas as seguintes penalizações de forma automática:<br />
 <br />
– Quatro Pontos: Largará na próxima corrida do final do grid<br />
 <br />
– Sete Pontos: Largará na próxima corrida do pit lane.<br />
 <br />
– Dez Pontos – Desclassificação no evento seguinte.<br />
 <br />
Uma vez aplicada à penalização prevista para os dez pontos o total volta a zero. Os pontos não são transferidos para a temporada seguinte.<br />
 <br />
Várias alterações ao procedimento de largada também foram aprovadas:<br />
 <br />
– A abertura do pit lane será acompanhada de bandeira verde à saída do pit lane em adição à já existente luz verde.<br />
 <br />
– Não será apresentada bandeira vermelha na frente do grid após a conclusão da volta de apresentação.<br />
 <br />
– Os aquecedores de pneus têm de ser removidos de imediato assim que a placa de um minuto for apresentada.<br />
 <br />
– Após a aprovação do novo procedimento de classificação para a categoria da MotoGP é também necessário determinar o critério para participação na corrida – a regra dos 107%. Para poder alinhar nas sessões de qualificação um piloto tem de atingir um tempo melhor que 107% da marca do piloto mais rápido em qualquer uma das quatro sessões de treinos livres. Já não é possível qualificar-se para a corrida com base nos tempos do warm-up. Os pilotos nomeados como substitutos de um piloto lesionado após a realização de algumas sessões de treinos livres e que não tenham atingido os 107% serão autorizados a participar na Q1 (qualificação 1), onde têm de atingir um tempo de qualificação.<br />
 <br />
– Os pilotos que alinharem na sua primeira corrida da temporada e não estiverem presentes no briefing da FIM podem incorrer em penalização, mas já serão automaticamente desclassificados.<br />
 <br />
– A responsabilidade de acender as luzes vermelhas traseiras em condições de chuva cabe agora às equipes. Não serão apresentadas placas.<br />
 <br />
– Já não é necessário notificar uma equipe e obter o reconhecimento da mesma por parte da equipe aquando da imposição de penalização de passagem pela via de boxes devido a falsa partida. A informação da penalização será apresentada ao piloto na linha de partida e incluída na página de informação dos ecrãs de cronometragem.<br />
 <br />
– Deixa de existir uma multa mínima que a Direção de Corrida pode aplicar. O máximo da multa é agora de 50 000 euros.<br />
 <br />
Regulamentos Técnicos:<br />
 <br />
MotoGP – Efeito Imediato:<br />
 <br />
– Não são mais permitidas rodas de Carbono (como já é o caso na Moto3 e Moto2).<br />
 <br />
– A exceção garantida às inscrições CRT de 2012 para poderem usar discos de freio de diâmetro diferente dos 320mm especificado nos regulamentos não transita para 2013.<br />
 <br />
– A distribuição de pneus será revista. Por princípio, os pilotos vão receber um pneu traseiro adicional e o frontal “macio”, oferecido como opção em 2012, mas não usado, não estará disponível. Neste caso, a exceção que diz respeito à distribuição de diferentes graduações de pneus frontais em circuitos específicos será cancelada. A decisão final da composição da distribuição dos pneus será tomada após o teste oficial de Sepang de 5 a 7 de Fevereiro.<br />
 <br />
Neste contexto, o fornecedor oficial de pneus vai facultar um traseiro “macio” para uso das CRT.<br />
 <br />
Para 2014:<br />
 <br />
– Foi aprovado um processo de homologação das especificação do motor “congelado”. Foi confirmado que esta regra não se aplica às CRT e que diferentes equipes que usem a mesma marca de máquina MSMA podem ter os seus motores homologados com especificações diferentes.<br />
 <br />
Para 2015:<br />
 <br />
– O preço máximo que pode ser cobrado pelo fornecimento de freios e suspensões será imposto. Estão também a ser levadas em conta investigações com o objetivo de regular preços para “serviços contratados” para os mesmo produtos.<br />
 <br />
Categorias Moto3 e Moto2 – Efeito Imediato:<br />
 <br />
– O sistema de mudanças rápidas (caixa de velocidades) da categoria Moto2 tem de ser aprovado pelo Diretor Técnico.<br />
 <br />
– A distribuição de pneus para a classe da Moto2 será alterada. De futuro, os pilotos terão disponíveis os seguintes limites de pneus:<br />
  – 8 frontais de duas especificações padrão<br />
 <br />
– 9 traseiros de duas especificações padrão<br />
 <br />
As especificações em si serão determinadas pelo fornecedor oficial e todos os pilotos receberão lotes iguais.<br />
 <br />
Os números frontais de competição nas máquinas de Moto3 e Moto2 têm de ter uma separação mínima de 10 mm entre números de dois algarismos. Não são<br />
permitidos fundos refletores.<br />
 <br />
Efeito em 2014:<br />
 <br />
– Para garantir que as equipes da Moto3 receberão motores da mesma especificação a preços razoáveis, foi acordado que os propulsores serão fornecidos através do organizador da competição e distribuídos aleatoriamente. Os mesmos não serão devolvidos para manutenção, mas serão mantidos pelas equipes para outros fins assim que atingirem a quilometragem normal.<br />
 <br />
– Serão impostos preços máximos para máquinas completas da Moto3 e os preços máximos dos chassis e principais componentes das classes Moto3 e Moto2 serão especificados. Os regulamentos finais serão anunciados durante o GP do Qatar de 2013.<br />
 <br />
Todas as Categorias – Efeito em 2014:<br />
 <br />
Em 2013 a Dorna vai introduzir novo transponder de cronometragem que terá a capacidade de apresentar informação adicional ao piloto no painel de controle da moto. Muito importante, isso inclui a possibilidade de duplicar sinais das bandeiras. A partir de 2014 será obrigatório o uso de um painel de controle compatível, enquanto em 2013 é opcional.<br />
 <br />
– Na classe de Moto2 será obrigatório o uso de uma sonda Lambda atualizada<br />
 <br />
Efeito em 2015:<br />
 <br />
Os padrões de homologação da FIM para todas as rodas de competição foram aprovados em princípio. Os padrões finais serão anunciados no GP do Qatar.<br />
 <br />
Outros Temas<br />
 <br />
A Comissão confirmou a aceitação de todas as inscrições CRT da categoria MotoGP na lista provisória de inscritos de 2013.<br />
 </p>

<p>Uma versão regularmente atualizada dos Regulamentos de Grandes Prêmios da FIM, que contem o texto detalhado sobre as alterações, pode ser vista em:<br />
<a href="http://www.fim-live.com/en/sport/official-documents-ccr/codes-and-regulations/">http://www.fim-live.com/en/sport/official-documents-ccr/codes-and-regulations/</a></p>

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