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Honda cumpre promessa e lança Forza 350 no Brasil: primeiras impressões

8 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/08/2022
  • Por: Willian Teixeira

A Honda acaba de pagar uma promessa feita no final de 2020 e anuncia a chegada do Forza 350 ao Brasil. Após uma longa espera, o maxiscooter foi finalmente lançado e junta-se a Elite 125, PCX, ADV e X-ADV no line-up de scooters oferecido pela marca em nosso mercado – que tem olhado o segmento com muito carinho nos últimos anos.

A última aparição do Forza por aqui havia acontecido em 2019, durante o Salão Duas Rodas, ainda na versão 300. A Honda aproveitou o momento para medir a aceitação dele e do ADV – este apresentado no Brasil um ano depois do evento, mais precisamente no final de 2020.

O Forza 300 em exposição no Salão Duas Rodas de 2019 (Foto: Arquivo)

Já o Forza acabou evoluindo de 300 para 350 em meados de 2020. Esta nova versão estreou na Tailândia, e adotou um motor com maior capacidade cúbica e sutis mudanças no design. E neste mesmo ano a Honda havia confirmado seu lançamento no Brasil para 2021, junto com a nova Fireblade e a Africa Twin 1100, modelos que chegaram na época prometida, enquanto o scooter acabou tendo sua chegada postergada por causa das dificuldades provocadas pela pandemia. Mas esta espera chegou ao fim!

A força do Forza 350

Para movê-lo, a missão fica por conta de um propulsor monocilíndrico de 330 cm³ OHC, 4 válvulas e com arrefecimento líquido, usina que entrega 29,2 cv de potência máxima e torque de 3.2 kgf.m em 5.250 giros.

Este motor possui a tecnologia eSP+, que segundo a Honda, reduz atrito, peso e vibração, conferindo ao scooter um melhor desempenho ambiental e em termos de performance. A transmissão do Forza é do tipo CVT V-Matic, com relações definidas para respostas rápidas a baixas velocidades e boa performance nas acelerações.

Ele também dispõe do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), sistema que compara a diferença de velocidade entre as rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e controla o torque do motor através do sistema injetor, visando retomar a tração na roda traseira. Ele pode ser ligado e desligado por meio de um comando no punho esquerdo, e quando isso acontece, se acende a luz em forma de T no painel do scooter.

Design, dimensões e estrutura do Honda Forza 350

Seu visual na dianteira lembra o do PCX vendido no exterior, com uma lente única e entrada de ar sob o farol. Também merece destaque o para-brisa – que tem ajuste eletrônico. Já nas laterais as linhas do Forza 350 possuem formato de Z – e que lembram um raio – conferem ao scooter uma sensação de movimento.

O Forza 350 usa um chassi monobloco em aço tubular, material leve, resistente e que ajuda a conferir uma boa maneabilidade no scooter. A distância entre eixos é de 1.510 mm, o cáster é de 26,5° (o mesmo da PCX) e o trail tem 89 mm. Já a altura do assento em relação ao solo é de 780 mm, o que favorece a pilotagem, proporcionando uma posição natural para o condutor.

A largura do guidão é de 755 mm, a carenagem tem 580 mm de largura quando os espelhos retrovisores estão posicionados a largura total atinge 860 mm, dimensões compactas e que facilitam a progressão no meio do trânsito das cidades. Seu tanque tem capacidade para 11,7 litros de gasolina, e segundo a Honda Portugal, o Forza 350 tem consumo declarado de 29,4 km por litro, o que lhe dá uma autonomia superior a 340 km.

As suspensões contam com garfo telescópico com 100 mm de curso na dianteira e duplo amortecedor com curso de 115 mm e sete níveis de ajuste. Seus freios são à disco com ABS de dois canais, enquanto as rodas são de 15 polegadas na frente e aro 14 na traseira, calçadas com pneus 120/70 e 140/70, respectivamente.

Forte nas comodidades

Uma das forças do segmento de scooters está nas conveniências, e o Forza 350 tem muitas para seus usuários. Sob o assento, um porta-objetos com capacidade para 48 litros, volume que comporta até dois capacetes integrais. Na dianteira também há outro porta-trecos, este um pouco menor, onde é possível guardar uma garrafa, e nele há uma tomada USB para recarregar dispositivos móveis.

O painel de instrumentos conta com um velocímetro e um conta-giros analógicos, além de um mostrador digital ao centro que permite três a visualização de informações como hodômetro total e parcial, autonomia restante, consumo instantâneo e médio, consumo médio, cronômetro, temperatura ambiente e tensão da bateria.

O para-brisa do Forza 350 tem regulagem de altura elétrica, e pode ser elevado em até 180 mm, conferindo ao condutor a possibilidade de ajustar o fluxo de vento conforme sua preferência, inclusive quando em movimento.

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Completam o pacote chave keyless, iluminação Full-LED, indicadores dianteiros de direção integrados aos retrovisores, luzes no painel que indicam momento de revisão e troca de óleo, além de pisca-alerta e e ESS (Emergency Stop Signal) – função que aciona os piscas em frenagens de emergência detectadas pelo módulo do ABS.

Primeiras impressões sobre o Honda Forza 350

Tivemos a oportunidade de rodar no novo Forza 350 por alguns quilômetros na região do Centro Educacional de Trânsito da Honda em Indaiatuba, e ele não deixa nada a desejar na pilotagem e no que diz respeito a conforto. Para ligá-lo, é só girar o botão seletor que encontra-se na parte frontal e acionar a ignição no punho direito. E logo de cara chama muita atenção o alto nível de acabamento, com arremates precisos e praticamente sem rebarbas, digno de um scooter de alto padrão.

Seu assoalho é como o do PCX, tem três níveis para posicionar os pés, o que permite que os deixemos em posição normal, mais avançada ou mais centralizada, favorecendo a ergonomia na pilotagem. Vale destacar que ele não é muito largo, ou seja, só será possível reposicionar os pés para frente ou para trás.

Ele também não decepciona nas retomadas e nas acelerações, tanto que consegue chegar aos 100 km/h com muita facilidade e em pouco tempo – em uma contagem feita de cabeça apurei que isso ocorre em aproximadamente 10 segundos, e se o condutor forçar um pouco mais, ele segue ganhando velocidade sem grande esforço, ou seja, é um produto que tranquilamente pode ser usado em viagens.

O assento é muito confortável e dividido em dois níveis de altura, proporcionando um ajuste bem interessante sob o scooter tanto para piloto quanto para garupa. Para o passageiro, há apoios retráteis para os pés. Não cheguei a testá-lo com garupa, mas ao me sentar na parte de trás do banco é possível notar que tanto piloto quanto seu companheiro ou companheira fará boa viagem.

Apesar do porte imponente, o Honda Forza 350 não é tao largo quanto parece. Fiquei com a sensação de que a missão de circular com ele nos corredores não será das mais difíceis, o que certamente vai favorecer o seu uso na cidade. Suas rodas maiores equipadas com pneus de perfil largo passam uma boa sensação de estabilidade, e aliadas com as suspensões bem calibradas do modelo, conseguem copiar com competência as imperfeições do nosso solo.

Em suma: foi um teste bem curto, mas que certamente deixou aquele gosto de quero mais. Agora temos de esperar a Honda disponibilizar o Forza 350 em sua frota de imprensa – e eu já deixei meu nome na fila para poder rodar mais com ele, tanto na estrada quanto na cidade.

Preço e disponibilidade do Honda Forza 350

Importado da Tailândia para o Brasil, o Forza 350 será disponibilizado nas concessionárias Honda Dream a partir da segunda quinzena de agosto somente na cor cinza metálico. O preço sugerido é de R$ 47.000, valor base para o Distrito Federal e que não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Definitivamente é um produto muito competente e que tem um preço elevado, ou seja, um scooter para quem quer sair do lugar comum e pode pagar por isso.

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